José Horta Nunes ministra aula inaugural em Minas Gerais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) realizou, no dia 05 de março de 2015, no Salão de Eventos da UNIVÁS (Unidade Fátima), a aula inaugural intitulada “Linguagem, Palavra, Cidade: sentidos em trânsito”, com o Prof. Dr. José Horta Nunes, pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas. Participaram da mesa solene de abertura o Prof. Dr. Luiz Roberto Martins Rocha, Vice-Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e Diretor da Univás Virtual, a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Andrea Domingues, representando também o Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, o Prof. Ms. Carlos de Barros Laraia, e a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Profa. Dra. Eni Orlandi. Também prestigiaram o evento alunos e professores do programa, assim como alunos e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior. Na ocasião, o convidado, Prof. José Horta, apresentou parte de sua pesquisa relacionada à lexicografia discursiva, mostrando de que maneira palavras como cidade, metrópole, tráfego, trânsito produzem diferentes sentidos a partir de diferentes lugares simbólicos (na lei, na literatura, no cinema). O evento se constitui também em um acontecimento tradicional da Univás, que ocorre desde o primeiro ano de funcionamento do Doutorado em Ciências da Linguagem na Univás. Por meio dele, o programa tem partilhado com a Comunidade Científica do Sul de Minas as atividades de formação, pesquisa e de extensão desenvolvidas e praticadas pelo PPGCL em âmbito regional, nacional e internacional.