Labeurb realiza I Jornada da ENDICI

O objetivo da Jornada é apresentar resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” (ENDICI), promovendo uma discussão mais ampla com pesquisadores convidados nacionais e internacionais.  Por meio de uma conferência, uma mesa-redonda e uma oficina, serão abordados aspectos teóricos e metodológicos, análises de palavras e noções, e discussões sobre formulação de verbetes.
A Jornada da ENDICI ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, no Auditório do Labeurb. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail publabe@unicamp.br ou no local.
Coordenada por Eni Pulcinelli Orlandi e José Horta Nunes, a ENDICI é uma enciclopédia digital que tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, utilizando como base a perspectiva da análise do discurso. Nessa medida, mais do que definir palavras, termos e noções associados ao urbano, a ENDICI tem a intenção de explicitar os processos de significação e as relações de sentido que se estabelecem na cidade. Tais relações envolvem espaços, tempos, sujeitos, instituições, dentre outros tipos de materialidade (por exemplo, jornais, músicas, poesias etc.).  A ENDICI conta com o apoio da FAPESP (Auxílio à Pesquisa, Proc. n° 2012/22917-0)

 
I Jornada da ENDICI
19 e 20 de setembro de 2013
Auditório do Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB)

 

PROGRAMAÇÂO
 
Dia 19/09, quinta-feira
 
14h00 Abertura:
Eni Orlandi (IEL/LABEURB-NUDECRI-UNICAMP/UNIVAS)
José Horta Nunes (LABEURB-NUDECRI-UNICAMP)
 
 
15h00 às 17h00  Oficina da ENDICI
 

Dia 20/09, sexta-feira

10h00 Conferência:  Qu’est-ce que la “vie civile”?
Romain Descendre (ENS-LYON)
 
14h00 Mesa-Redonda: “(En)torno de verbetes”
Claudia Pfeiffer (LABEURB-NUDECRI-UNICAMP)
Mariza Vieira da Silva (UCB)
Verli Petri (UFSM)