Conferência de Eduardo Guimarães em Campinas.

Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb, apresenta a conferência Enunciação e sentido: em torno de nomes próprios, no dia 23 de maio às 9:00, durante a II Jornada Internacional Semântica e Enunciação e o III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas: um enfoque contrastivo, que ocorrem concomitantemente na Unicamp, em Campinas entre os dias 22 e 26 de maio.
A II Jornada e o III Colóquio têm como presidente de honra Eduardo Guimarães, semanticista cujo trabalho desenvolvido na Semântica do Acontecimento tem contribuído para os estudos enunciativos, a partir de uma posição materialista sobre o funcionamento da linguagem e das línguas. Ele será um dos conferencistas dos eventos, ao lado de Jean-Claude Anscombre e Georges Kleiber, da França.

O III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas: um enfoque contrastivo dá continuidade ao II Colóquio, realizado na Universidad de Buenos Aires (UBA), em Buenos Aires, Argentina, em 2011, e ao I Colóquio, realizado na Universidad Complutense de Madrid (UCM), em Madri, na Espanha, em 2010. Este III Colóquio que o Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas tem o prazer de sediar se propõe como um espaço de descoberta de novos trabalhos e de encontro de diferentes possibilidades teórico-metodológicas, visando ao aprofundamento do tema dos marcadores discursivos.

Este evento acontecerá concomitantemente com a II Jornada Internacional Semântica e Enunciação, que dá continuidade à I Jornada, realizada em 2011 no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. O evento foi motivado pelo desejo de promover um espaço de discussão internacional da relação entre semântica e enunciação, relação esta que faz parte da tradição da pesquisa linguística produzida no IEL. A I Jornada reuniu pesquisadores da Argentina, do México, da França e do Brasil. A II Jornada visa dar visibilidade aos trabalhos produzidos no IEL e no Brasil em torno das questões enunciativas, bem como ampliar o contato entre pesquisadores de diferentes países.

Para maiores informações e visualizar a programação completa acesse o link http://www.iel.unicamp.br/evento/marcadores_enunciacao/