Fóruns Permanentes - Linguagens e Cultura: Configurações Políticas do Público e do Urbano

SOBRE O EVENTO
A proposta deste Fórum Permanente é instigar um debate sobre diferentes configurações políticas do público e do urbano através de suas proliferações em linguagens e culturas. 
 Para tanto, propõe-se tratar de questões urbanas em suas múltiplas dimensões: a cidade como espaço simbólico específico; os movimentos políticos, sociais e econômicos; o planejamento, a administração e a organização do espaço urbano pelo Estado; as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia, as tecnologias, assim como a vida cotidiana. Temas em torno da escritura urbana, arte e cultura de rua serão focalizados.
Além da rua como lugar de produção de sentidos para a cultura, as ciências e tecnologias – e sua inserção nos mais diferentes espaços-tempos da vida contemporânea – também têm gerado questionamentos referentes ao lugar da cultura e o papel do público, indicando que potencialidades, limitações e problemas relacionados a esses conceitos precisam ser mais explorados.
 Ao invés de tomar o “urbano”, o “público” e a “cultura” como definidos, dados e homogêneos, este Fórum Permanente buscará acolher sua heterogeneidade nos artefatos, análises e experimentações produzidas em diversos projetos, pelos pesquisadores do Labeurb e do Labjor. O que se quer é incitar pensamentos que possibilitem ampliar crítica e criativamente tais conceitos e noções através das suas proliferações, em pesquisas, com diferentes linguagens.
 
INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Auditório do Centro de Convenções
Data: 1 e 2 de Outubro de 2012
Horário: das 9h00 às 17h00

ORGANIZAÇÃO
Nudecri-Unicamp
Labjor
Profa. Dra. Susana Oliveira Dias
Profa. Dra. Carolina Cantarino Rodrigues
Labeurb
Prof. Dr. Eduardo Guimarães
Profa. Dra. Cristiane Dias