Linguista francesa debate futuro da análise do discurso

laburbe_marie_290x240_.jpg

[13/9/2011] O futuro da teoria da análise do discurso foi debatido pela linguista e professora Marie-Anne Paveau, do Centro de Estudo dos Novos Espaços Literários (Cenel), da Universidade de Paris XIII. Paveau é um dos principais nomes da escola francesa de análise do discurso. Ela abriu nesta terça-feira (13) a Jornada Internacional “Discurso, sujeito e sentidos”, promovida até nesta quarta (14) pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp. O evento acontece no anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Em sua conferência, a professora de linguística francesa discutiu os novos objetos de atuação da análise do discurso, como as mídias digitais, a internet, as redes sociais e os fóruns de discussão. A docente é coautora com Georges-Élia Sarfati, do livro As grandes teorias da linguística (Editora Claraluz).

“São duas conferências sobre o futuro da análise do discurso. Temas importantes, hoje, em ciências humanas são a separação entre o homem e o meio ambiente, e a separação entre o homem e a máquina. Essa separação binária, principalmente entre o homem e a máquina, deve reconfigurar a análise do discurso“, afirmou.

laburbe_eni_290x240_.jpgPara Eni Orlandi, docente do IEL e organizadora do evento, Paveau ocupa uma posição de destaque em relação a este campo de pesquisa na França.  “Ela é considerada hoje a pessoa mais representativa sobre estudos relacionados à análise do discurso no país. O que ela pode nos trazer é o fato do que está se passando nessa discussão geral na França e o estado atual da análise do discurso lá”, justificou.

O evento prossegue até esta quarta-feira (14), com a participação de pesquisadores do Labeurb e IEL, como Cristiane Dias, Cláudia Pfeiffer, Mônica Zoppi-Fontana, Marcos Babai, Susana Dias, Greciely Cristina da Costa, além de José Horta Nunes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Rio Preto) e Freda Indurski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consulte a programação completa no endereço.

Fonte: Sílvio Anunciação, pelo Jornal da Unicamp

Fotos: Everaldo Silva