Seminário Internacional "Discurso sobre a língua" contou com nomes internacionais e foi sucesso de público

Nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2011 aconteceu o Seminário Internacional "Discurso sobre a Língua", resultado de um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade de Lausanne, Suíça, coordenado pela Profª Drª Eni Orlandi e pelo Prof. Dr. Patrick Sériot. Orlandi e Sériot participaram do evento, que contou, também, com a presença da Profª Drª Ekaterina Velmezova, além de outros importantes nomes de universidades nacionais.
A conferência de abertura “Saussure e sua recepção na Rússia: uma leitura ontológica da epistemologia” coube ao Prof. Patrick Sériot, seguida, no período da tarde, pela mesa-redonda “Artefatos do Conhecimento”, com contribuições do Prof. Eduardo Guimarães (IEL/UNICAMP) – ELB, Prof. José Hora Nunes (UNESP/RIO PRETO) – ENDICI e da Profª e pesquisadora Carolina Rodríguez (LABEURB/UNICAMP) – BV-CLB.

Patrick Sériot em Conferência de Abertura

Mesa-redonda "Artefatos do Conhecimento"

A conferência que deu início ao segundo dia do evento foi proferida pela Profª Ekaterina Velmezova, e teve como título “La notion de dialogue dans l’oeuvre de Bakhtine”. Contou com tradução simultânea de Carolina Rodríguez e mediação de Eni Orlandi.
Encerrando o Seminário Internacional “Discurso sobre a Língua”, tivemos a mesa-redonda “Política, Ciência e Ensino”, com as participações das professoras Eni Orlandi (LABEURB/IEL/UNICAMP), Mariza Vieira da Silva (UCB), Débora Massmann (UNIVAS), falando sobre as relações entre ciência e política, ensino e política, e ensino de língua.

Mesa-redonda "Política, Ciência e Ensino"

Durante todo o Seminário também houve venda de livros dos palestrantes e outras produções do Labeurb, como a Revista Rua, Línguas e Escritos. O evento contou com a participação de aproximadamente 80 inscritos e foi promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), em parceria com a Universidade de Lausanne, o Centro de Estudo e Pesquisa em Linguagem, (CEPEL/Unemat) e o Departamento de Lingüística (IEL/UNICAMP).