Professor Romain Descendre (ENS-LSH/Lyon) faz conferência no Labeurb

No dia 03 de novembro, o Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) promove a conferência Dire et penser la ville à la fin du XVIe siècle : Les Causes de la grandeur des villes de Giovanni Botero, a ser proferida pelo Romain Descendre - ENS – LSH – Lyon.Romain Descendre abordará nesta conferência, em detalhe, uma obra de Botero, Le cause della grandezza delle città (1588). Pela primeira vez na Itália, a questão do crescimento urbano é analisado de modo sistemático, em termos geográficos, econômicos e demográficos.  Não se Trata mais da questão jurídico-política da civitas, nem da dimensão da arquitetura ligada à representação do poder do príncipe ou à organização dos ofícios e dos corpos no espaço urbano, mas de uma questão territorial maior para a otimização do poder dos Estados. Pode-se perguntar em que medida esta modificação importante na ordem do discurso reflete, acompanha e ou prepara uma transformação maior do estatuto da cidade e das realidades urbanas na mesma época.

 Confira!

SEMINÁRIO ABERTO

LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LABEURB)

 Data: 03 de novembro de 2010

Local: Anfiteatro do IEL (antiga sala do telão)

9:30 – CONFERÊNCIA

Título: Dire et penser la ville à la fin du XVIe siècle : Les Causes de la grandeur des villes de Giovanni Botero

Romain Descendre - ENS – LSH – Lyon

ORGANIZAÇÃO:
Eni P. Orlandi
Eduardo Guimarães

Dentro das atividades do Prof. Romain Descendre no Brasil, o Departamento de lingüística IEL – Projeto História das Idéias Linguísticas – promove, no dia 27 de outubro, a XII Jornada Internacional História das Idéias Linguísticas. A Jornada ocorrerá no Afiteatro do IEL (antiga sala do Telão) e conta com a conferência de abertura Esperienzia : l’expérience comme enjeu discursif et épistémologique chez trois grands Toscans du début du XVIe siècle (Leonardo da Vinci, Amerigo Vespucci, Niccolò Machiavelli), proferida pelo Prof. Romain Descendre (ENS-LSH – Lyon). Nesta conferência se fará uma análise do modo como a antiga questão da experiência como fonte de conhecimento adquire um lugar decisivo e uma importância estratégica nos escritos de novos pensadores que julgam romper com a tradição da ciência e do pensamento. Na seqüência, a jornada prevê duas plenárias. A primeira com o Prof. José Horta Nunes (Unesp):“Os sentidos de “desenvolvimento” no dicionário Melhoramentos (1962)”, a segunda com o Prof. Eduardo Guimarães (Unicamp):“História” e “Civilização” na Linguística Histórica Brasileira.

Confira abaixo a programação no detalhe!

XII JORNADA INTERNACIONAL “HISTÓRIA DAS IDÉIAS LINGÜÍSTICAS"
DEPARTAMENTO DE LINGÜISTICA – IEL – UNICAMP

PROJETO HISTÓRIA DAS IDÉIAS LINGUÍSTICAS


PROGRAMA

Data: 27 de outubro de 2010

Local: Anfiteatro do IEL (antiga sala do telão)

8:30– Recepção dos participantes

9:30– CONFERÊNCIA

Título: Esperienzia : l’expérience comme enjeu discursif et épistémologique chez trois grands Toscans du début du XVIe siècle (Leonardo da Vinci, Amerigo Vespucci, Niccolò Machiavelli)

 

Romain Descendre - ENS – LSH – Lyon

Nesta conferência se fará uma análise do modo como a antiga questão da experiência como fonte de conhecimento adquire um lugar decisivo e uma importância estratégica nos escritos de novos pensadores que julgam romper com a tradição da ciência e do pensamento. Trata-se de um fenômeno discursivo fundamental, que julga colocar em crise um certo humanismo e legitimar o acesso à alta cultura de assuntos que não correspondem ao modelo em vigor do letrado humanista. É assim que são compreendidos Leonardo da Vinci, Américo Vespúcio e Maquiavel para afirmar suas tentativas fracassadas nos domínios respectivos da ciência da natureza, do saber geográfico e do pensamento político. O fato de que os três tenham, em graus diferentes, formações artesanais e comerciais típicas da Florença do fim do Século XV não é estranha a tal escolha. O trabalho interroga as ligações entre as estratégias discursivas e as posições sócio-culturais histórica e geograficamente determinadas.


12:00 – Almoço

14:00– Plenária 1 – “Os sentidos de “desenvolvimento” no dicionário Melhoramentos (1962)”

José Horta Nunes (Unesp)

Apresentadora e Debatedora: Claudia Pfeiffer (Unicamp)

15:00- Plenária 2 – “História” e “Civilização” na Linguística Histórica Brasileira

Eduardo Guimarães (Unicamp)

Apresentadora e Debatedora: Sheila Elias de Oliveira (Unicamp)

 

Comissão Organizadora
Prof. Dr. Eduardo Guimarães (Unicamp)-Coordenação
Profa. Dra. Eni P. Orlandi (Unicamp)
Profa. Dra. Claudia Pfeiffer (Unicamp)
Profa. Dra. Soeli Maria S. da Silva (Ufscar)
Profa. Dra. Sheila Elias de Oliveira(Unicamp)

 

Comissão de Apoio
Isadora Machado
Carolina Machado
Tatiana Freire de Moura
Rosimar Regina de Oliveira