Pesquisadora Cristiane Dias participou do "I Congreso Latinoamericano. Aprendizaje y conocimiento a través del discurso, las nuevas tecnologías y la escritura"

A pesquisadora Cristiane Dias esteve, nos dias 7, 8 e 9, em Montevideo/Uruguai, para participar do “I Congreso Latinoamericano. Aprendizaje y conocimiento a través del discurso, las nuevas tecnologías y la escritura”. O Congresso foi organizado pela Faculdade de Psicologia da Universidade da República. O evento tinha como objetivo gerar espaços de debate sobre temáticas de relevância na sociedade contemporânea, dentre os quais, as novas tecnologias, aprendizagem, cultura e a produção do conhecimento, foram temas privilegiados.

A exposição da pesquisadora do Labeurb discorreu sobre os modos de subjetivação do sujeito contemporâneo a partir da tecnologia digital como acontecimento discursivo. Considerando que a subjetividade se estrutura contemporaneamente nesse acontecimento, Cristiane Dias buscou debater, a partir da exposição do projeto de extensão, recentemente aprovado pelo MEC, “Barracão: Eldorado dos Carajás” como é possível pensarmos as novas tecnologias num espaço onde as novas tecnologias não produzem sentido.

É nessa perspectiva que o projeto Barracão tem como base de suas atividades a produção de sentidos para o espaço em que se vive, para a vida que se vive como um gesto político-social e cultural, do qual a inclusão social e digital é uma conseqüência e não uma condição da aprendizagem.