Um olhar político para a educação ambiental do Programa Nacional De Educação Ambiental (ProNEA)

A discourse analysis of the brazilian national program of environmental education (ProNEA)

Andréa Quirino de Luca*
Marcos Sorrentino**
Suzy Maria Lagazzi***





     

Resumo:

Este trabalho, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e procura compreender a historicidade do documento da política pública de educação ambiental do Brasil, nomeado Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA -, assim como dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam seu discurso. Apresentamos alguns pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública, e a análise realizada. Terminamos o artigo com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da educação ambiental do ProNEA, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz.
Palavras Chave: educação ambiental; política pública de educação ambiental; análise de discurso.



Abstract:

In this work, which is in the field of Environmental Education, we conducted a materialistic discourse analysis to understand the historical references of document of public policy on environmental education in Brazil, the National Program of Environmental Education (ProNEA). We seek to give visibility to the pre-built and production conditions that support this speech. We present the assumptions of the materialistic discourse analysis, the context of public policy for environmental education in Brazil, and analysis performed. We finished the work with some theoretical-analytical considerations, opening the possibilities of reflection with new questions. We intend to contribute to a better understanding of the discourse of public policy on environmental education in Brazil, giving visibility to the way in which the meaning of public policy is produced.
Keywords: environmental education; public policy on environmental education; discourse analysis.





Para citar essa obra:
LUCA, Andréa Quirino de; SORRENTINO, Marcos; LAGAZZI, Suzy Maria; Um olhar político para a educação ambiental do Programa Nacional De Educação Ambiental (ProNEA). In: RUA [online]. no. 22. Volume I - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911 - Junho/2016. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v22i1.8646074

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*Laboratório Oca de Educação e Política Ambiental – Depto de Ciências Florestais/ESALQ/USP, Bióloga, especialista em Educação Ambiental, Mestre em Recursos Florestais, doutora em Ciências pelo PROCAM/USP . Endereço: Rua João Batista Grigol, 80B, CEP: 13085-335 Campinas - SP. E-mail: andreaqluca@gmail.com
**Professor do Depto de Ciências Florestais da ESALQ/USP e Coordenador do Laboratório Oca de Educação e Política Ambiental dessa Instituição. Endereço: Avenida Pádua Dias, 11, CEP: 13418-900, Caixa Postal 9. Piracicaba - SP. E-mail: sorrentino.ea@gmail.com
***Professora do Departamento de Estudos da Linguagem da Unicamp, Analista de Discurso. Endereço: Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, CEP: 13083-970, Caixa Postal 6045 Campinas - SP. E-mail: slagazzi@gmail.com