Produzindo o sentido de um nome de cidade


resumo resumo



significa. Por esta voz de enunciador a marchinha significa uma comunhão dos habitantes da cidade com ela. Uma comunhão de corações.

Esta marchinha coloca, como voz de todos, o sentido da beleza que percorre toda uma história de enunciações em que funciona o nome da cidade “Rio de Janeiro”.

Outro aspecto importante é que enunciações, como a da marchinha, funcionam em acontecimentos que tomam, por um memorável do sentido da beleza natural, uma conexão de sentido entre Rio de Janeiro e Cidade Maravilhosa, e de tal modo que cidade maravilhosa aparece como epíteto para Rio de Janeiro. É isso que faz significar, no sentido do nome Rio de Janeiro, algo que está parafraseado em:

 

(2) O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa.

 

O refrão da marchinha significa como memorável a conexão “dizer Rio de Janeiro é, em certa medida, o mesmo que dizer cidade maravilhosa”. O que esta conexão nos diz, tanto do ponto de vista da cidade, quanto do ponto de vista do funcionamento enunciativo da linguagem, mais especificamente, do nome próprio?

 

Um Rio Maravilhoso

Voltemos mais diretamente ao enunciado:

 

  1. Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa

 

Encontrado no Face Book da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O que este acontecimento de enunciação nos diz? É importante considerar inicialmente que este enunciado não é encontrado na página de entrada no site da Prefeitura da cidade, mas na entrada do Face Book. Assim coloca o enunciado numa cena enunciativa que tem como relação, entre o lugar social do dizer e seu alocutário, o que podemos descrever, como segue:

(1’) l-oficial - Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa – al – “turista

 

Ou seja, encontramos hoje o enunciado em um acontecimento enunciativo que tem um papel argumentativo ligado à busca de interessados em viajar para o Rio de Janeiro, por exemplo. Mas há outro aspecto importante para nosso modo de analisar. Que enunciadores falam neste enunciado e como ele constitui a temporalidade do acontecimento de seu dizer?