Em uma escola do interior do estado da Bahia, uma professora promoveu um debate com alunos de idade entre 15 e 17 anos e o resultado, exposto na sequência discursiva abaixo, identificada por (Y), encontra os discursos que enredam o Xavante em Barra do Garças, de acordo com os materiais que analisei: entrevistas realizadas com sujeitos barra-garcenses ou moradores da cidade, identificados por (P) acompanhados dos numerais arábicos 1, 2, 3..., com acadêmicos (as) de diversos cursos do, na época, “Campus” Universitário do Araguaia-MT, de Barra do Garças, desde o ano de 2007, identificados por (A), também acompanhados dos numerais arábicos 1, 2, 3...que podem se repetir quando necessário. O mesmo procedimento será utilizado para identificar notícias sobre acontecimentos que envolvem os Xavante na cidade, publicadas no Jornal Online Olhar Direto (J) e respectivos comentários (C) e notícias seguidas de comentários de internautas da rede Índios Online. Vejamos o Recorte 1: