A expansão urbana de Americana e a questão regional


resumo resumo

Geise Brizotti Pasquotto
Paula Francisca F. da Silva
Luana de Souza e Sousa
Viviane Garcia
Mariana Scarpinatte M. da Silva



Tabela 1 - Índice Gini

Fonte: Elaborado pelas autoras com dados do atlasbrasil.org.br, 2013

 

1.1| Procedimentos metodológicos para o mapeamento da expansão urbana de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa

A coleta de dados iniciou-se por meio de informações e arquivos cedidos, principalmente, pelos órgãos municipais de cada cidade. No município de Americana, a Unidade de Cadastro Técnico Municipal (UCTM) disponibilizou uma tabela, que apresentava o crescimento populacional por loteamentos em cada ano. Além disto, a UCTM forneceu mapas (em arquivo digital) dos sistemas de áreas verdes, da hierarquização viária, do zoneamento, das áreas de planejamento, do macrozoneamento e do crescimento urbano. O Plano Diretor Municipal (Lei 4.597, de 1º de fevereiro de 2008), o Informativo Sócio-econômico e o Plano Municipal de Habitação – Diagnóstico Técnico de 2008 foram obtidos através do portal virtual da cidade. Também foram consultados a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU). Verificou-se que o mapa do crescimento urbano fornecido não apresentava todos os loteamentos, desta forma, este mapa foi complementado a partir da tabela (de loteamentos aprovados por ano) e quando ocorria divergência de informações, estas foram confirmadas por meio de dados do SEADE, do Plano Municipal de Habitação e do PITU, corroborando no mapa da expansão urbana utilizado neste artigo.

Na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, o setor de Cadastro Técnico da Prefeitura disponibilizou uma tabela com a relação anual de todos os loteamentos aprovados pela prefeitura e mapas de diretrizes viárias, de diretrizes de uso e ocupação, de diretrizes de preservação ambiental, de equipamentos públicos e de instruções da política urbana. Como não havia uma cartografia do crescimento do tecido urbano, foi utilizado como base o mapa de diretrizes viárias, onde foram localizadas as áreas de crescimento urbano