Quando os espaços se fecham para o equívoco


resumo resumo

Suzy Lagazzi



aspectos administrativos e religiosos de tipo novo que aí se manifestam conjuntamente e com insistência).

Este ponto poderia contribuir para explicar porque os discursos revolucionários contemporâneos se encontram a um tal grau presos à lógica das fronteiras, desembocando por vezes em uma lógica paranóica da interpretação: a administração religiosa do sentido, gerida por porta-vozes/ permanentes/ funcionários no espaço sem sobra de uma contradição simétrica, que foge de toda heterogeneidade interna.

Do mesmo modo, a época do discurso revolucionário superacumulado sob a forma de uma lógica da inversão estratégica é também a época de um esgotamento dos recursos internos deste discurso: a lógica da inversão se esgota de tanto recobrir as resistências e as revoltas imprevisíveis que adormecem sob os dispositivos e os programas. Ela se esforça por remetê-los, de antemão, “a seu lugar”, o que constitui justamente o índice do efeito de deslocamento que aí é induzido: como se todos esses enunciados sem locutor, esses relatos geradores de acontecimentos sem porta-vozes, esses efeitos discursivos que trabalham na margem, sem enunciador legítimo, incomodassem a ordem revolucionária.” (p.18-19)

 

A tendência à simetria e a lógica da inversão, ressaltadas por Pêcheux, se mostram como modos de negação do equívoco e me fazem olhar para as relações de conflito social perguntando pelas abordagens que acabam por corroborar com a manutenção de dicotomias estabilizadoras, embora pensadas para colocar em pauta as fragilidades dessas relações.

 

O morro em suas derivas

Volto a Era uma vez... O filme nos apresenta as contingências que cercam o sujeito na pobreza e no Morro. Focalizando a não-escuta entre pobres e ricos, reitera a forte presença da insensibilidade no social, marcada na previsibilidade das interpretações já estabilizadas. Nesse espaço das contingências, da insensibilidade e da previsibilidade quero fazer meu investimento analítico e teórico do filme.