O discurso na rede eletrônica e o Google: o movimento LGBT em destaque


resumo resumo

Gustavo Grandini Bastos
Dantielli Assumpção Garcia
Lucília Maria Abrahão e Sousa



dialogue com a FD e no tempo adequado, já que aquela caixa só existiu por poucos dias. Dias depois, ela já não existia. Ela surgia apenas como imagem de reportagens sobre a homenagem do Google, mas inacessível para que fosse conferida no Google. Estar inscrito em FDs de apoio aos homossexuais não era passaporte para o acesso a essa nova forma de navegar na página do Google. Sujeitos inscritos em FDs de oposição às questões ligadas ao universo LGBT poderiam ter acesso a essa nova forma de navegação, mesmo sendo contrários a tais pontos, mas isso os obrigaria a inscrever questões em uma página que, naquele contexto, estava homenageando uma conquista desse grupo. Politicamente, o Google inscreveu-se discursivamente apoiando os homossexuais e tornando isso público, mas, para entender tal apoio, era necessário que o sujeito soubesse da existência do evento que declarou a inconstitucionalidade da lei DOMA e também que a memória sobre esse evento funcionasse, dessa forma, o sujeito entenderia os motivos de tais mudanças na configuração da página e o aparecimento do arco-íris na caixa de busca do site.

Destacamos que o apoio do Google aos membros de grupos LGBT não restringe que sejam recuperadas páginas que inscrevem sentidos de preconceito, de não aceitação do reconhecimento dos direitos dos homossexuais, mesmo em um espaço que mantém seus dizeres relacionados a uma FD de respeito aos direitos humanos e apoio à causa dos homossexuais. Ressaltamos que o mesmo ocorre em páginas nas quais são inscritos dizeres de apoio e aceitação aos homossexuais, em que sujeitos postam comentários de cunho homofóbico. Essa ruptura com o ideal de homogeneidade é quebrada, revelando-se o furo, a não identificação dos sujeitos com os mesmos sentidos. Em pesquisa anterior (MOREIRA; BASTOS; ROMÃO, 2012), observamos esse processo de busca pela homogeneidade em páginas da internet, nas quais ocorre a tensão quando se observa o rompimento e a inscrição de outras FDs sobre assuntos variados, produzindo o confronto entre posições discursivas contrastantes. A rede eletrônica é tecida nessa tensão da qual o discursivo é componente fundamental e se faz presente a todo o momento.

O acesso à memória discursiva não é o mesmo para todos os sujeitos, como a estabilização de sentidos não ocorre da mesma forma. Assim, o passeio do sujeito pelo espaço discursivo da rede eletrônica sempre é único, não linear, marcado pela heterogeneidade, como observamos neste texto, em que o discurso afeta o funcionamento, as condições de produção de exploração da página Google.