“Cara de empregada doméstica”: Discursos sobre os corpos de mulheres negras no Brasil*


resumo resumo

Mónica G. Zoppi Fontana
Mariana Jafet Cestari



TSE lança no Congresso Nacional campanha que convoca mulheres para a política

 

TSE lança no Congresso Nacional campanha que convoca mulheres para a política

 

<http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Marco/tse-lanca-no-senado-campanha-que-convoca-mulheres-para-a-politica>

 

A campanha, veiculada em todos os meios de comunicação do país (rádio, televisão e imprensa), consiste de um vídeo, um cartaz e um spot de rádio. O cartaz, que aparece na imagem do lançamento da campanha no Congresso Nacional (ver acima), traz a imagem de uma mulher negra. O spot de rádio traz a voz de uma famosa personagem da Bahia[10] que se diz “negona” e se identifica como “cozinheira, fazendo menção explícita à profissão de empregada doméstica. Reproduzimos a seguir na íntegra o texto falado pela personagem do spot.

 

Eu sou a negona Dadá, cozinheira da Bahia. Trabalhei muito para chegar até aqui: fui doméstica, fui ambulante... Hoje eu posso dizer que sou uma mulher de sucesso, mas sei que para que todas as mulheres do Brasil sejam vencedoras mesmo, elas precisam conquistar mais espaço e lutarem por seus sonhos[11].

 

Assim como o nome Mulher na política e a finalidade da campanha, incentivar as mulheres a participar da política do país, candidatando-se aos cargos eletivos que estarão em disputa em outubro de 2014”, o lema da mesma também põe o foco nas relações de gênero: “Nós mulheres temos o poder de decidir o futuro do país”. O processo metafórico se evidencia a partir dos deslocamentos e substituições de palavras e sentidos:

mulher negra = doméstica = luta = poder mudar a história

nós = mulheres brasileiras = luta = poder → mudar o futuro do país

mulher negra = doméstica = luta = poder mudar a história

nós = mulheres brasileiras = luta = poder → mudar o futuro do país

 

Porém, não podemos deixar de notar que tanto no spot de rádio da campanha do TSE quanto na matéria disponibilizada no site da Dep. Benedita de Silva, a profissão de doméstica é signifcada como um passado superado, como o primeiro passo de um caminho de ascensão social possível pelo esforço individual.

 

Arquivo de som disponível em http://www.tse.jus.br/internet/midia/campanha/2014/incentivo-participacao-mulher-politica/TSE-mix-spot-mulheres-na-politica-dada.zip