O discurso na rede eletrônica e o Google: o movimento LGBT em destaque


resumo resumo

Gustavo Grandini Bastos
Dantielli Assumpção Garcia
Lucília Maria Abrahão e Sousa



Destacamos que a ordem na qual os resultados aparecem não é aleatória. As páginas indicadas são apresentadas de acordo com uma série de questões, como a quantidade de acessos a determinado site ou o entendimento de que o conteúdo tem relação com as buscas que o sujeito realiza no buscador e na máquina utilizada para tal empreendimento. Ressaltamos que o ato da busca no Google envolve o discurso da precisão e da técnica aos termos, da indicação do tempo para a realização da pesquisa e da quantidade de resultados obtidos a cada inserção no site, como observado em todas as figuras apresentadas (“0,26 segundos” [figura 4]; “0,31 segundos” [figura 5]; “Aproximadamente 3 860.000 resultados” [figura 1]; “Aproximadamente 4 180.000 resultados” [figura 2]). Observamos a precisão em jogo sendo apresentada como marca do processo de pesquisa do site. Não se trata de qualquer resultado, mas de algo que foi apurado e que, pretensamente, atende as expectativas de quem utiliza o site, já que engloba uma quantidade significativa de respostas, na casa dos “milhões”, ao que foi proposto. O tempo rápido de resposta, medido sempre em “segundos”, marca o entendimento de capacidade, potência e velocidade envolvendo o site, tendo relação com o discurso tecnológico de plenitude que circula na atualidade.

O ideal de que a rede eletrônica tudo possui, tudo oferta, todos abriga não é recente (GALLI, 2008; ROMÃO, 2006). Esse discurso é normalmente repetido a exaustão por inúmeros sujeitos, nas mais variadas posições e, ao abordarem o Google, essa noção ganha força, visto que seu uso não cessa de crescer e seus efeitos de sentido não cessam de produzir (re)formulações, já que os resultados nunca são alguns, mas sempre muitos e rapidamente reunidos. No discurso tecnológico, a potência é elemento importante para mensurar a eficiência do processo, do aparato técnico. Nesse sentido, ao ganhar relevância na página de resultados do Google, o tempo e a velocidade, nos quais os resultados são recuperados, são inscritos como aspectos fundamentais para os administradores da página e para os próprios sujeitos-navegadores que fazem uso de sua estrutura na busca de saciar suas questões. A apresentação desses dois pontos não é aleatória, ela é da ordem do político, trata-se de um aspecto que é entendido como importante de ser apresentado juntamente com a lista dos resultados.

A quantidade imensa de páginas apresentadas como resultado da pesquisa, na casa dos milhões, demonstra como há conteúdo significativo acerca de temas ligados ao universo LGBT. Destacamos que esse imenso arquivo sobre cada um dos temas