A cidade enquanto objeto do discurso enciclopédico


resumo resumo

José Horta Nunes



alfa, beta e gama, de acordo com o critério de "conectividade internacional". Esse é outro índice da filiação da cidade global a discursos científicos voltados para a conjuntura da globalização.

 

Megacidade

Megacidade é o termo empregado para definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes1 e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. A população das megacidades não contam com a região metropolitana em seu contorno. Atualmente, elas englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.1

 

Neste recorte, megacidade é significada como um "termo", porém não há filiação ao discurso científico. Enquanto isso, no final do verbete há uma nota e nela ocorre a remissão a um documento eaborado por uma empresa (Siemens), que tem dedicado alguns de seus materiais de divulgação, dentre os quais sites e blogs, à questão das cidades, com a visão da globalização (discurso econômico) e da sustentabilidade (discurso ecológico). Na definição há paráfrases dos sentidos de cidade-urbe e de metrópole, na medida em que se trata de uma "aglomeração urbana", em que está em jogo a urbanização e a população, com filiação ao discurso geográfico, urbanista e demogáfico que caracreriza essa série. A especificidade aqui está na significação da quantidade e velocidade de crescimento ("com mais de dez milhões de habitantes", "rápido processo de urbanização"). Há também o sentido da "polarização", que é determinado por formações discursivas já apontadas na análise de verbetes precedentes ("polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria"). Note-se que é o único verbete a fazer menção do "conhecimento", ainda que tal discurso apareça apenas como rápida evocação por essa palavra. Já a menção da "indústria", também ocorrida no verbete "região metropolitana", é aqui ligada ao discurso de uma indústria específica, indicando-se ao leitor um espaço de uma determinada memória institucional. O objeto-cidade aí é revestido de uma identidade empresarial.

 

Megalópole

Uma megalópole é uma extensa região urbana pluripolarizada por diferentes metrópoles conurbadas, ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos — trens expressos, autopistas e pontes aéreas — sustentam esses fluxos.