O discurso na rede eletrônica e o Google: o movimento LGBT em destaque


resumo resumo

Gustavo Grandini Bastos
Dantielli Assumpção Garcia
Lucília Maria Abrahão e Sousa



Visto que não é qualquer evento que altera a transformação do site, na figura 6, analisamos a mudança da página com a busca de Stonewall Inn[1], evento que trabalha com uma memória discursiva sobre o movimento homossexual. Esse evento, dentre tantos outros, adquire relevância e é entendido como indispensável para ser listado entre os termos que alteram as configurações do site. Nesse jogo, observamos o funcionamento da ideologia. Nesse processo de legitimação do que deve, ou não, ser compreendido como relevante e é identificado dessa forma pois repercute, ecoa uma memória do movimento LGBT. O silenciamento de outros eventos relacionados ao universo LGBT desvela que houve uma escolha na listagem de resultados que permitam a mudança de configuração da caixa de pesquisa do site. Nesse jogo entre esquecer e retomar são produzidos sentidos ao movimento.

Pela ação da ideologia, ocorre a legitimação de determinados eventos e não de tantos outros possíveis. Isso evidencia que determinado acontecimento é recuperado e opera a mudança de funcionamento do site de buscas. A memória discursiva funciona de forma que a interpretação torna-se possível, já que é necessário haver esse eco, esse já-dito para que a interpretação seja possível. Salientamos que, ao buscarmos por “Stonewall Inn”, nos filiamos ao entendimento de que esse é um evento que provocaria uma mudança da caixa de pesquisa do site, uma vez que é um evento relevante para o universo LGBT e, portanto, passível de afetar as condições de uso do site.

 

Figura 6: Busca no Google pela palavra “Stonewall Inn”

Fonte: Figura coletada pelos autores.

 

 

No cenário do final da década de 1960 (1969), temos um acontecimento histórico, a Revolta de Stonewall, evento marcante para os homossexuais norte-americanos, pois a partir dele é que eles passaram a não aceitar passivamente as agressões e o preconceito, inclusive os da polícia, influenciando os homossexuais de vários países a se unirem e lutarem contra o preconceito. Trata-se de um evento relevante na luta pelos direitos dos homossexuais nos EUA e no mundo (SEDGWICK, 2007).



[1] No cenário do final da década de 1960 (1969), temos um acontecimento histórico, a Revolta de Stonewall, evento marcante para os homossexuais norte-americanos, pois a partir dele é que eles passaram a não aceitar passivamente as agressões e o preconceito, inclusive os da polícia, influenciando os homossexuais de vários países a se unirem e lutarem contra o preconceito. Trata-se de um evento relevante na luta pelos direitos dos homossexuais nos EUA e no mundo (SEDGWICK, 2007).