Produzindo o sentido de um nome de cidade


resumo resumo



- Eind – O Rio de Janeiro é muito violento.

 

Ou seja, podemos considerar que em (1a’) funciona um enunciador individual (Eind.), pelo fato de o locutor dizer “meus sonhos”, ao passo que em (1b’) consideramos um enunciador genérico (Egco), para contemplar o sentido que considera uma avaliação de todos (não estou dizendo que todos consideram, mas que este enunciado apresenta como se todos considerassem. Nos dois casos, não aparece, na voz de um enunciador genérico:

 

(1’a) O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa.

 

Ou seja, o acontecimento do dizer de (1) significa a predicação de cidade maravilhosa a respeito de Rio de Janeiro. Em outras palavras, Rio de Janeiro significa “cidade maravilhosa”.

Ou seja, o nome Rio de Janeiro tem como relação de sentido, na sua designação, construída por uma história de enunciações[5],

 

 

Cidade maravilhosa ┤Rio de Janeiro

 

Cidade maravilhosa ┤Rio de Janeiro

 

A reescrituração de Rio de Janeiro por cidade maravilhosa, em (1), pelo modo como recorta o memorável do acontecimento, é sinonímica, e a reescrituração de Rio de Janeiro em (1a) e (1b) é por especificação, ao passo que também recorta diferentemente o memorável. A relação cidade maravilhosa ┤ Rio de Janeiro funciona com a estabilização produzida por uma história de enunciações que se movimenta pela temporalidade da beleza natural (memorável). Mais especificamente, o memorável da beleza se especifica, pela história das enunciações, em memorável da beleza da cidade. Não se dá algo semelhante para (1a) e (1b). E esta diferença só pode ser efetivamente mostrada pela consideração dos textos em que as enunciações constroem uma história enunciativa. Evidentemente que (1a) e (1b) estão aqui simplesmente como elementos de uma experimentação descritiva do semanticista. Quanto à análise feita, podemos tomar toda a história de enunciações e ver como ela construiu essa conexão predicativa particular entre cidade maravilhosa e Rio de Janeiro.

 



[5] ┤se lê determina semanticamente (atribui sentido).