Cidade e futebol: um acontecimento político nos escritos em Cuiabá


resumo resumo

Ana Di Renzo
Ana Luiza Artiaga R. da Motta



Escrever a cidade de Cuiabá no acontecimento da copa do mundo de 2014 dá visibilidade ao modo como a escrita disciplinariza sujeitos e sentidos, bem como expõe a língua afetada pelo trabalho da ideologia que faz, como efeitos de sentido, parecer que a nova morfologia do urbano é uma ação de governo e não de uma federação internacional. É pelo mecanismo de apropriação que os sujeitos têm seus sentidos capitaneados pelo discurso em prol da mobilidade urbana como condição de transitar pelos seus novos espaços.

 

Referências

CANEVACCI, Massimo. (2004). A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. Trad. Cecilia Prada. – 2ª ed. São Paulo: Stúdio Nobel.

CASTELLS, M. A. (1983). Questão Urbana. Tradução Arlene Caetano. RJ: Paz e Terra.

CASTORIADIS, C. (1982). A Instituição Imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud, revisão técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5ª ed. RJ: Paz e Terra.

FERREIRA, João Carlos Vicente. (2001). Mato Grosso e seus Municípios. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, Buriti.

HENRY, Lefebvre. (2001). O direito à cidade. Trad. Rubens Eduardo Frias. SP. Centauro.

HENRY, P. Apêndice: Sentido, Sujeito, Origem. (1993). In Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas, SP. Pontes.

___.(1997). A história não existe? In Gestos de Leitura: da história no discurso. Eni P. Orlandi (Org.) Tradução Bethânia Mariani [et.al] Campinas, SP: UNICAMP.

LEGOFF, Jaques. (1998). Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo C. C. de Moraes. SP. Ed. UNESP.

MOTTA, A. L. A.R. (2011). Planejamento urbano: a voz da cidade. In Linguagem, história & Memória: discurso em movimento. (Org.) Di Renzo, Ana; Motta, Ana Luiza A.R. & Oliveira Tania Pitombo. Campinas, SP. Pontes.

ORLANDI, E. P. (1995). As formas do silêncio. No movimento dos sentidos. 3ª Ed. Campinas. Editora da UNICAMP.

___. (1996). Interpretação: autoria leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, Vozes.

___. (1999). N/O Limiar da Cidade. In. RUA, UNICAMP – NUDECRI. Campinas, SP.

___. (2004). Cidade dos Sentidos. Campinas, SP. Pontes.

PÊCHEUX, M. (1995). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (trad.) Eni P.Orlandi. 2ª. ed. Campinas, SP: UNICAMP.

____. (1997). O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 2ª ed. Campias, SP. Pontes.                                                    

___. (1999). Papel da Memória. In. Papel da Memória. Campinas, SP. Pontes.