Notícias

Nesta seção apresentamos as principais notícias do segundo semestre de 2020, marcando como destaque a prorrogação da suspensão das atividades presenciais do Labeurb devido à pandemia de Covid-19, o que levou a equipe do laboratório a repensar as atividades programadas para o ambiente digital.

As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana)

Em dezembro, Marcos Barbai e Ana Laura Prates, participaram da série de encontros on-line, no escopo dos Seminários do Fórum do Campo Lacaniano – São Paulo, iniciada em março, cuja temática foi Heresia lacaniana Antígona: nome (im)próprio.

Em novembro, o Labeurb promoveu o Encontro “Temas em Saber Urbano Linguagem”, dividido em dois dias: o primeiro contou com a apresentação de Eduardo Guimarães com o trabalho “Sobre Nomes, Conceitos e Ética”. O Encontro foi encerrado por Wedencley Alves com a apresentação do trabalho “Sobre pandemias, disputas simbólicas na mídia e corpos abjetos”.

Também neste mês foi lançado o livro Língua, Ensino, Tecnologia, organizado por Claudia Pfeiffer, Juciele Pereira Dias e Luciana Nogueira, disponível gratuitamente no site do Labeurb. A pesquisadora do Labeurb também teve o artigo “Conversas infinitas entre divulgação científica e mudanças climáticas e… educação”, publicado no livro “Conversas infinitas mudanças climáticas, divulgação científica, educação e…”, organizado por Susana Oliveira Dias, Renato Salgado de Melo Oliveira, Fernanda Cristina Martins Pestana. Claudia Pfeiffer publicou também o artigo “Subjetividade e discurso: o memorial para as vítimas de brumadinho, uma leitura possível”, em co-autoria  com Giulia Mendes Gambassi e Sônia Regina da Cal Seixas, na revista Conexão de saberes d'a_Ponte: antes fosse mais leve a carga.

Em outubro, Claudia Pfeiffer, além de fazer parte da Comissão Organizadora e Científica do V SEDISC - Seminário Discurso, Cultura e Mídia: Ler o Brasil hoje, que ocorreu de 08 de outubro a 26 de novembro, dividiu com Andréia Daltoé (UNISUL) a coordenação do Eixo temático III – Discurso, Escola, Leituras no Sedisc, com Mesa-Redonda, Simpósio e Sessão de Pôsteres sob a organização das duas pesquisadoras. 

Ainda em outubro Marcos Barbai e Ana Laura Prates (FCL/SP) foram os convidados do 3° encontro do Ciclo de Conferências Luto e Linguagem, promovido pelo PsiPolis - Psicanálise, Política, Significante.

Também em outubro, Eni Orlandi apresentou, no Labeurb, a segunda fase de trabalho, no interior de um Convênio entre o Labeurb e a Universidade de Turin da Itália, com o projeto de pesquisa sobre argumentação e discurso.

Em setembro, Eni Orlandi apresentou a conferência “Metáfora e Memória” dentro das atividades programadas pelo projeto coordenado por Greciely Costa – Imagens da Cidade.

Também em setembro, Marcos Barbai e Laura Prates organizaram o Seminário Aberto do Labeurb Na cidade, as paixões: o ódio e a ignorância no distanciamento social com Gabriel Lombadi (Universidade de Buenos Aires) e Beatriz Maya Restrepo (Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia)

Em agosto, o Nudecri, formado pelo Labeurb e Labjor, promoveu o "Ciências, Sentidos e Sociedade" em que foram apresentados os trabalhos dos pesquisadores dos dois laboratórios.

No mesmo mês, Greciely C. Costa participou do III Encontro Psicanálise nos Espaços Públicos, em que compôs a mesa-redonda "Intervenções na Cidade", promovido pelo Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos - IPEP.

Ainda em agosto, aconteceu o III Seminário Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital, com a conferência “Ce que la technologie numérique fait aux sciences du langage. Théories, méthodes, outils”, proferida pela Profa. Marie-Anne Paveau, da Universidade Sorbonne Paris Nord-Paris 13 UR 7338 Pléiade, no âmbito Projeto MeDiA – Memória, Discurso e Arquivo na constituição do digital (CNPq Universal/processo n. 429789/2016-5) coordenado por Cristiane Dias, pesquisadora do Labeurb e coordenadora do Nudecri.

Além disso, o artigo “Nas fronteiras da linguagem, uma geração: Da rebeldia e da responsabilidade”, de Eni Puccinelli Orlandi foi publicado na primeira edição da revista Cadernos de Linguística editado pela Associação Brasileira de Linguística.

Em julho, Claudia Pfeiffer participou do I Colóquio Saúde, Discurso, Linguagem apresentando o trabalho “Saúde Coletiva e Discurso: um campo aberto à reflexão”, promovido pela SaDiL (Saúde, Discurso, Linguagem) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso.

Também em julho, Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb, participou da Série Abralin ao Vivo com o Seminário Semântica da Enunciação, junto com Luiz Francisco Dias, Isadora Lima Machado e Taisir Mahmudo Karim.