Ainda um corpo estranho? Mastro da Bandeira – Brasília, 1972: vozes-silêncio-discurso(s)

Still a foreign body? Mastro da Bandeira, Brasilia, 1972: voices-silence-discourse


Marcelo Felicetti*
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes**





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Resumo:

Mastro da Bandeira, Brasília, 1972: ainda “um corpo estranho” “invasor” da Praça dos Três Poderes? Shiiiii! Silêncio! Esta questão-título norteia o presente [inter]texto escavando reflexões discursivas sob “as formas do silêncio no movimento dos sentidos” (ORLANDI, 2018) acerca da obra do centenário arquiteto carioca Sergio Bernardes (1919/2002), em especial sobre este projeto emblemático. Objeto de intensa polêmica no meio arquitetônico na época, o Monumento ao Pavilhão Nacional é aqui compreendido como elemento simbólico/discursivo, numa operação crítica entre os campos da arquitetura e da análise do discurso (AD) de matriz francesa. Assim, recolocamonos: que possíveis efeitos de sentidos – efeitos em dispersão (FOUCAULT, 2013) – são produzidos a partir e em torno deste acontecimento (PÊCHEUX, 2006) se entrelaçando, entretecendo, construindo, fragmentando, dizendo em silêncio, em implícito, enunciando na opacidade da linguagem possíveis narrativas-arquivo (FOUCAULT, 2017) sobre esta obra-personagem?
Palavras Chave: Sergio Bernardes; Mastro da Bandeira; Discurso(s); Silêncio; Arquivo, Fragmento(s).



Abstract:

Mastro da Bandeira, Brasília, 1972: still "a foreign body" “invader” from the Praça dos Três Poderes? Shhh! Silence! This question-title guides the present [inter]text excavating discursive reflections on "the forms of silence in the movement of the senses" (ORLANDI, 2018) about the work of the centenary carioca architect Sergio Bernardes (1919/2002), especially this emblematic project. An object of intense controversy in the architectural milieu at the time, the Monumento ao Pavilhão Nacional is understood here as a symbolic/discursive element, in a critical operation between the fields of architecture and discourse analysis (AD) of French origin. Thus, we place ourselves: what possible effects of senses – effects in dispersion (FOUCAULT, 2013) – are produced from and around this event (PÊCHEUX, 2006) intertwining, entertaining, building, fragmenting, saying in silence, in implicit, enunciating in the opacity of language possible narratives-archive (FOUCAULT, 2017) on this work-personage?
Keywords: Sergio Bernardes; Mastro da Bandeira; Discourse; Silence; Archive, Fragment(s).





Para citar essa obra:
FELICETTII, Marcelo; FERNANDES, Eliane Marques da Fonseca; Ainda um corpo estranho? Mastro da Bandeira – Brasília, 1972: vozes-silêncio-discurso(s). In: RUA [online]. Volume 26, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://10.20396/rua.v26i2.8662010

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*Doutorando em Arquitetura pelo PROARQ / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, vinculado ao Laboratório de Narrativas Arquitetônicas – LANA, e bolsista PROEX-CAPES (Agosto, 2018). Mestre em Arquitetura (DAU PUC-Rio, 2016). Especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC- Rio/ Dept. História, 2003). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3766-9712. E-mail: arqcetti@gmail.com.
**Pós-Doutora em Educação pela UnB (2011) e Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007), professora (nível Associado 2) Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6476-0389. E-mail: elianemarquez@uol.com.br.



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