Entre a circulação e a fixação: a ocupação da Praça da Matriz e seus arredores pela população em situação de rua em São José dos Campos/SP, Brasil

Between circulation and settlement: the occupation of Praça da Matriz and its surroundings by the homeless population in São José dos Campos/SP, Brazil


Thamires Vieira Martins de Melo*
Lidiane Maria Maciel**
Fabiana Felix do Amaral e Silva***





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O presente artigo tem como proposta realizar uma reflexão sobre o espaço de memória coletiva do Largo da Matriz de São José dos Campos/SP, a partir de observações realizadas durante uma obra de revitalização entre os anos de 2022 e 2023. Visa apresentar um olhar de perto e dentro das ações cotidianas e relações sociais das pessoas que habitam este espaço, especificamente, da população em situação de rua. Os resultados da observação apontam que a população em situação de rua utiliza este espaço para recreação, lazer e sociabilização, como também faz uso coletivo do espaço como estratégia de sobrevivência. Tais resultados remetem ao passado reescrito no presente, uma vez que o Largo, que era o centro social da cidade, se modifica e aponta para novos usos vinculados às trocas econômicas.
Palavras Chave: Memória coletiva; Largo da Matriz; População em situação de rua; Planejamento urbano.



Abstract:

This article aims to reflect on the collective memory space of Largo da Matriz in São José dos Campos-SP, based on observations carried out during a revitalization work between the years 2022 and 2023. It aims to present a closer look at the daily actions and social relationships of the people who inhabit this space, specifically the homeless population. The results of the observation indicate that the homeless population uses this space for recreational, leisure and sociability, as well as the collective use of the space as a survival strategy. These results point to the past rewritten in the present, as the Largo, that was the city's social center with parties, rallies and meetings, suffers the effects of time and points to new forms of socialization, many of which are linked to economic exchanges.
Keywords: Collective memory; Largo da Matriz; Homeless population; Urban planning.





Para citar essa obra:
MELO, Thamires Vieira Martins de; MACIEL, Lidiane Maria; Silva, Fabiana Felix do Amaral e; Entre a circulação e a fixação: a ocupação da Praça da Matriz e seus arredores pela população em situação de rua em São José dos Campos/SP, Brasil. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v30i1.8677004

--------------------------------------------------------------------

*Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da da Universidade do Vale do Paraíba. Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9083-2747. E-mail: thamires.vmelo@gmail.com.
**Docente-pesquisadora na Faculdade de Educação e Arte, da Universidade do Vale do Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional. Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5029-7645. E-mail: lidiane@univap.br.
***Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte - ECA-USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5754-9745. E-mail: fabiana.amaral@univap.br.