Casa dos Mendigos de Itabuna: Tensões entre loucura, urbanidade e racialidade

Itabuna’s Casa dos Mendigos: Tensions between madness, urbanity and raciality

Pedro Arão das Mercês Carvalho*
Rogério Modesto**

Analisamos discursivamente o modo como os discursos racializados funcionam num arquivo jornalístico sobre a recusa da “Casa dos Mendigos” de Itabuna, pensando os deslizamentos de sentido em sequências discursivas da construção até a recusa, por parte dos “mendigos”, de permanecerem na instituição, num corpus que vai de 1951 a 1957. Consideramos que o arquivo se determina no movimento próprio da análise. No plano discursivo, além do racismo como componente estrutural da formação social, tensionamos os dizeres sobre o espaço urbano na fundamentação histórico-política da contradição entre a organização e a ordem da cidade. Conclui-se que a racialidade atravessa os discursos sobre a situação dos "mendigos" por efeitos de metáfora e contradição que resgatam memórias do alienismo na Bahia.
Palavras Chave: Análise do discurso; Alienismo; Mendigo; Discursos racializados.

This article is a discourse analysis on the way in which racialized discourses work in a journalistic archive about the refusal of going to the “Casa dos Mendigos” in Itabuna, focusing on the meaning shifts in discursive sequences from construction to the refusal, by the “mendigos”, of staying in the institution, in a corpus that ranges from 1951 to 1957. We consider that the “archive” is determined by the process of analysis itself. On a discursive level, in addition to racism as a structural component of this social formation, there is a tension in how the urban space is linguistically materialized in the historical-political foundation of a contradiction between the city organization and order. Finally, the racial factor permeates the discourses about the situation of the "mendigos" through the effects of metaphor and contradiction that bring memories of alienism in Bahia.
Keywords: Discourse analysis; Alienism; Mendigo; Racialized discourses.

CARVALHO, Pedro Arão das Mercês; MODESTO, R.; Casa dos Mendigos de Itabuna: Tensões entre loucura, urbanidade e racialidade. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v30i1.8677014

*Licenciando em Letras-Português e Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de pesquisa Discurso e Tensões Raciais (dTer). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5789-7598. E-mail: pedrarao@gmail.com.
**Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da UESC, docente da Linha C e coordenador do PPGL/UESC, além de líder do dTer. E-mail: roger.luid@gmail.com.