Essay about care: Women and cities, from The Invisible Life to the center of João Pessoa

Maria Isabel Costa Menezes da Rocha*

ver pdf       ver pdf

Resumo:

Parto do assombro provocado pelo livro de Martha Batalha A vida invisível de Eurídice Gusmão, de 2016. As questões relativas à vida das mulheres na cidade, a experiência das mães e os territórios que elas conformam saltaram aos olhos. Tais questões foram retrabalhadas para compor o filme homônimo, dirigido por Karim Aïnouz, lançado em 2019. Novo assombro. O filme, que dá movimento, voz e cor às personagens, deu ênfase a determinadas ações, cuja memória veio ecoar nas histórias encontradas no centro de João Pessoa, acionando ainda mais outras memórias de histórias vivenciadas. Trago aqui um pouco da vida experienciada na região mais antiga da capital da Parahyba, em seus lampejos de [in]visibilidade, nas expressões do cuidado que remetem às [tantas] narrativas trabalhadas, mas, sobretudo, alimentam um imaginário político sobre futuros possíveis.
Palavras Chave: Vida invisível; Memória; Cuidado; Cidade; João Pessoa

Abstract:

I start from the astonishment provoked by the book by Martha Batalha, The invisible life of Eurídice Gusmão, from 2016. Questions related to the lives of women in the city, the experience of mothers and the territories they conform leapt to the eyes in the reading. Such issues were reworked to compose the eponymous film, directed by Karim Aïnouz, released in 2019. New haunting. The film, which gives movement, voice and color to the characters, emphasized certain actions whose memory came to echo in the stories found in the center of João Pessoa. I bring here some of the life experienced in the oldest region of the capital of Parahyba, in its glimpses of [in]visibility, in the expressions of care that refer to the film, but, above all, feed a political imaginary about possible futures.
Keywords: Invisible life; Memory; Care; City; João Pessoa.

Para citar essa obra:
ROCHA, Maria Isabel Costa Menezes da; Ensaio sobre o cuidado: Mulheres e cidades, d’A vida invisível ao centro de João Pessoa. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v30i1.8676999

--------------------------------------------------------------------

*Doutora em arquitetura e urbanismo pela UFBA (2016), pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na UFPB, João Pessoa e estudante da Licenciatura em Dança nesta mesma Universidade. Integra o Grupo de Pesquisa e Improvisação em Dança Radar 1 (UFPB), o Grupo de Pesquisa Visões Urbanas (UFBA) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC-Unicamp). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7687-3081. E-mail: bel.cmrocha@gmail.com.