Madres Terra: As mães de Soacha no imaginário fotográfico

Madres Terra: The mothers of Soacha in the photographic imaginary

Ilka de Oliveira Mota*

A partir da consideração dos assassinatos de civis pelo aparelho militar colombiano, esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações das mães de Soacha na série fotográfica Madres Terra, de Carlos Saavedra e Sebastián Ramírez, a fim de compreender seus efeitos de sentido. Essas mulheres são mães dos chamados “falsos positivos”: centenas de jovens inocentes executados pelo exército colombiano sob a alegação de estarem a serviço de grupos armados ilegais, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. A análise tem apontado para o fato de que, além de espaço de denúncia do crime de Estado e de luta por justiça, o ensaio fotográfico funciona como lugar simbólico de elaboração do luto das mães, bem como um modo de resistência/persistência da memória, ou seja, uma forma de lembrar para não esquecer. A base teórica é constituída pela Análise de Discurso, que trabalha no entremeio entre Linguagem, Inconsciente e História.
Palavras Chave: Ensaio fotográfico; Luto; Necropolítica; Memória. Colômbia.

Based on the consideration of the murders of children by the Colombian military apparatus, this research aims to analyze the representations of the mothers of Soacha, in the photographic series Madres Terra, by Carlos Saavedra and Sebastián Ramírez, in order to understand their meaning effects. Those women are the mothers of so-called “false positives”: innocent young people executed by the Colombian army on the grounds that they were in the service of illegal armed groups such as the Revolutionary Armed Forces of Colombia. The analysis has pointed to the fact that, in addition to being a space for denouncing state crimes and fighting for justice, the photo essay works as a symbolic place for the elaboration of the mothers' mourning, as well as a way of resistance/persistence of memory, that is, a way of remembering in order not to forget. The theoretical basis is constituted by the Discourse Analysis, which works in the middle between Language, Unconscious and History.
Keywords: Photographic essay; Grief; Necropolitics; Memory; Colombia.

MOTA, ILKA de Oliveira; Madres Terra: As mães de Soacha no imaginário fotográfico. In: RUA [online]. Volume 30, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2024. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: 10.20396/rua.v30i1.8676994

*Mestre em Linguística e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora associada da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. E-mail: ilka.mota@ufscar.br.