Verbetes:

ciber

Dantielli Assumpção Garcia


Com o advento da informática e da internet, novos campos de saberes e sentidos foram e são constituídos diariamente. Palavras que antes não existiam passam a circular no cotidiano da era digital e seus sentidos a ecoar na memória dos sujeitos em rede. Um exemplo é a palavra ciber.

Como mostra a Wikipédia, ciber seria o “diminutivo” da palavra cibernética – “ciência voltada para uma tecnologia avançada”. Com o uso, cada dia mais comum, das tecnologias, ciber passará a funcionar nas línguas como um prefixo formador de outros itens lexicais.

Ciber veiculará sentidos relacionados às tecnologias, à rede, à internet. Esse prefixo fará referência ao universo tecnológico, digital, virtual. A partir desse prefixo, palavras como cibercidade, cibercultura, ciberespaço, ciberliteratura, ciberbullying entre outras são formadas e circulam na sociedade contemporânea.

Assim de uma redução (abreviação) lexical, o item ciber passará a prefixo formador de palavras relacionadas ao ambiente virtual, digital, à sociedade em rede nas línguas.

 

Referências Bibliográficas

Cibercultura. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura. Acesso em 13 de jan. de 2014.