fobia

Dantielli Assumpção Garcia

A noção de fobia é comumente usada para designar o pavor de um sujeito em relação a um objeto, um ser vivo (animal) ou uma situação.

No Dicionário de Psicanálise (ROUDINESCO, 1998, p. 243), temos os seguintes comentários acerca dessa noção: “Tal como utilizado em psiquiatria por volta de 1870, como substantivo, o termo designa uma neurose, cujo sintoma central é o pavor contínuo e imotivado que afeta o sujeito, frente a um ser vivo, um objeto ou uma situação que, em si mesmos, não apresentam nenhum perigo real. Em psicanálise, a fobia é um sintoma, e não uma neurose, donde a utilização da expressão histeria de angústia em lugar da palavra fobia. Introduzida por Wilhelm Stekel em 1908 e retomada por Sigmund Freud, a histeria de angústia é uma neurose de tipo histérico, que converte uma angústia num terror imotivado, frente a um objeto, um ser vivo ou uma situação que não apresentam em si nenhum perigo real”.  

No contexto social, indo para o espaço urbano, a fobia também se associa ao pavor de um sujeito em relação a outro sujeito e não somente a objetos, animais ou situações. As fobias que surgem desse “contato pavoroso, sem a apresentação de um perigo real”, estão relacionadas a duas questões: à sexualidade e ao gênero desses sujeitos em confronto/conflito no espaço citadino. Assim, teremos a homofobia, a bifobia, a lesbofobia e a transfobia.

Na formulação de um discurso médico-psicanalítico, a fobia é vista como um problema individual, uma neurose, possível de ser tratada, que irá constituir o sujeito. No Dicionário de Psicanálise (ROUDINESCO, 1998, p. 244), citando Jacques Lacan em seu seminário A relação de objeto, mostra-se que o objeto de fobia seria um significante, isto é, um elemento significativo da história do sujeito que viria a mascarar sua angústia fundamental: “Para preencher algo que não pode resolver-se no nível da angústia intolerável do sujeito, este não tem outro recurso senão criar para si mesmo um tigre de papel”. Ainda, no discurso médico-psicanalítico, Melanie Klein dissolveu a fobia na angústia, fazendo dela um “mecanismo arcaico, integrado na posição equizo-paranóide” (ROUDINESCO, 1998, p. 244). Já Anna Freud, ao contrário, “encarou-a como uma neurose de transferência, na qual o objeto fobogeno torna-se símbolo de todos os perigos ligados à sexualidade, os quais é preciso repelir através de mecanismos de defesa. Daí o surgimento de uma defesa maníaca, ou a adoção, em alguns indivíduos, de uma atitude chamada de contrafóbica”. (ROUDINESCO, 1998, p. 244).

Em História da Sexualidade (1980), Foucault falará em um “dispositivo de sexualidade”. Já em Microfísica do poder (1984b), afirmará que nas sociedades ocidentais, por muitos séculos, relacionou-se o sexo à busca da verdade, sobretudo a partir do cristianismo. O sexo, nas sociedades cristãs, tornou-se algo que era preciso “examinar, vigiar, confessar, transformar em discurso” (FOUCAULT, 1980, p. 127). Assim, “A confissão, o exame de consciência, toda uma insistência sobre os segredos e a importância da carne não foram somente um meio de proibir o sexo ou de afastá-lo o mais possível da consciência; foi uma forma de colocar a sexualidade no centro da existência e de ligar a salvação ao domínio de seus movimentos obscuros” (FOUCAULT, 1980, p. 127).

Tânia Navarro Swain, historiadora e editora da revista digital LABRYS, Estudos Feministas, aponta a importância do conceito de “dispositivo da sexualidade” (FOUCAULT, 1980, p.101) para que sejam percebidas as estratégias disciplinares e os jogos de poder que fazem parte do sistema sexo/gênero desde a Modernidade. Para a autora, esses gestos de poder são reatualizados no presente, capturando os corpos e impondo uma “heterossexualidade normatizadora” (SWAIN, 2009, p. 390, 2006).

É essa heterossexualidade normatizadora que gera as fobias contra os homossexuais, os/as transexuais, as lésbicas e cria na sociedade um espaço de não aceitação do outro, de repúdio e perseguição ao sujeito que tenta escapar das imposições sexuais e de gênero impostas pela sociedade heterossexual.

No Dicionário de Psicanálise (ROUDINESCO, 1998, p. 291), gênero vem definido como “termo derivado do latim genus é utilizado pelo senso comum para designar qualquer categoria, classe, grupo ou família que apresente os mesmos sinais em comum. Empregado como conceito pela primeira vez em 1964, por Robert Stoller, serviu inicialmente para distinguir o sexo (no sentido anatômico) da identidade (no sentido social ou psíquico). Nessa acepção, portanto, o gênero designa o sentimento (social ou psíquico) da identidade sexual, enquanto o sexo define a organização anatômica da diferença entre o macho e a fêmea”.

Saffioti (2009), em seu artigo Ontogênese e filogênese: gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres, fará um percurso por diversos autores em torno da concepção de gênero. A autora aponta que se pode considerar o gênero como socialmente construído, “desde que se considere o substrato material – O CORPO – sobre o qual a sociedade atua”. Além disso, Saffioti relacionará gênero à noção de patriarcado. A estudiosa salienta que o “patriarcado serve a interesses dos grupos/classes dominantes e que o sexismo não é meramente um preconceito, sendo também o poder de agir de acordo com ele” (SAFFIOTI, 2009, p. 24). Também coloca que “Gênero é um conceito por demais palatável, porque é excessivamente geral, a-histórico, apolítico e pretensamente neutro. Exatamente em função de sua generalidade excessiva, apresenta grande grau de extensão, mas baixo nível de compreensão. O patriarcado ou ordem patriarcal de gênero, ao contrário, como vem explícito, o vetor da dominação-exploração. Perde-se em extensão, porém, se ganha em compreensão. Entra-se, assim, no reino da História. Trata-se, pois, da falocracria, do androcentrismo, da primazia masculina. É, por conseguinte, um conceito de ordem política”.

Desse modo, para finalizarmos, em uma concepção discursiva, não vemos a fobia somente como uma doença individual, mas podemos considerar seu funcionamento em um contexto social como uma manifestação de repulsa aos sujeitos que escapam da ordem imposta pela sociedade “heteronormatizadora”, “falocrática” em que o poder masculino se sobrepõe ao da mulher, do homossexual, da lésbica, da/do transexual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FOUCAULT, M. História da sexualidade. I: a vontade de saber, 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1980.

______. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984a.

______. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

______. Não ao sexo rei. In: ______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984b.

ROUDINESCO, E. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SAFFIOTI, H. I. B. Ontogênese e filogênese: gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres. In: FLASCO-BRASIL. Série de estudos e ensaios. Jul. 2009.

SWAIN, T. N.. Todo homem é mortal. Ora, as mulheres não são homens; logo, são imortais. In: RAGO, M.; VEIGA NETO, A. (Org.). Para uma vida não fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.








Palavras-chave:

Homofobia
Bifobia
Lesbofobia
Transfobia
Sexualidade
Gênero



Noções









Verbetes:

adaptação às mudanças climáticas
albergue
amolador
analfabetismo-alfabetização
andarilho
aprender-ensinar
aquecimento global
arruaça
arruaceiro
artista
artista de rua
assentamento
aterro sanitário
auxílio moradia
bairro
bairro-educador
bairro-escola
benevolo, leonardo (1923-)
bicicletário
bicicletário (foto)
bifobia
bilhete único
bonde (foto)
buzinaço
calçada
calçadão
camelô
cão e urbanidade
cartilha
casa
casa e corrida (foto)
catador
censo
centro
centro de estudos da metrópole
centro, revitalização (foto)
ciber
ciberbullying
cibercondria
cibercultura
ciclista, ciclofaixa (foto)
cidad-e
cidadania
cidadão
cidade
cidade dormitório
cidade escola
cidade global
cidade-alfa
cisgênero
coletivo
comércio ilegal
comunidade
comunidade
condomínio
condomínio de luxo
condomínio fechado
condomínio horizontal
congestionamento (foto)
container de lixo (foto)
contrabando
conurbação
corpografia
corrupção
cortiço
crime
crônica urbana
cultura e espaço
denúncia
denuncismo
desastre natural
disciplina
domicílio
droga
elevado
enchente
escola
escola de samba
espoliação urbana
estelionato
eutopia
exclusão espacial
favela
favela
favelização
feminismo
flanelinha
fobia
forma escolar
fragmentação econômica
fragmentação espacial
fragmentação social
furto
gari
globalization and world cities research network (gawc)
guardador de carros
habitante
hídrico
história da cidade (livro)
homicídio
ignorância
inclusão espacial
instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge)
integração (transporte)
internetês
invasão
ipcc (painel intergovernamental sobre mudanças do clima)
janelas
laboratório de estudos urbanos
lagoa
lagoa (foto)
lambe-lambe
largo
lembranças escolares
lesbofobia
lixão
lixeiras (foto)
lixeiro
lixo
lote
loteamento
machismo
malabar
mancha urbana
manifestação
marginal
marginalidade
megalópole
memória metálica
mendigo
metrópole
metrópole (foto)
metrópole e cultura
metrópole e tráfego (vídeo)
metropolização
ministério da saúde
ministério das cidades
ministério do trabalho e emprego
mitigação das mudanças climáticas
mobilidade
mocambo
monumento
moradia
morador
movimento pendular
mudança climática
mulher
município
município
muro
nômade
observatório das metrópoles
ocupação
organização mundial da saúde (oms)
organizador local
panelaço
panfleteiro
patrick geddes
pedestre
pedinte
periferia
pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad)
pet
pipoqueiro
pirataria
polícia
polissemia
população em situação de rua
população residente
praça
praça adotada
praça de alimentação
praça histórica (foto)
praça identitária
praça seca
praça seca (foto)
prisma faces entrelaçadas
puxadinho
região metropolitana
rodovia e região metropolitana (foto)
romeiro
roubo
rua
ruão
ruído urbano
saber urbano e linguagem
saltimbanco
santidade
saúde (na constituição)
segurança pública
sem-carro
sinaleiro
solo urbano
sorveteiro
subúrbio
telecentro
trabalho informal
tráfego (foto)
tráfico
transeunte
transfobia
transporte
transporte aquaviário
transporte ferroviário
transporte rodoviário
transporte urbano
trecheiro
utopia
vadia
vagabundo
varredor
vazio urbano
viaduto