metrópole e cultura

José Horta Nunes

O processo de urbanização ocorrido durante o século XX levou a transformações culturais significativas, relacionadas a certas configurações dos espaços das metrópoles. Se, enquanto regiões de planejamento, reunindo dois ou mais municípios, as metrópoles demoram a se instituir, no campo cultural desde o início observamos as conexões. No caso brasileiro, vemos na cidade de São Paulo, durante o século XX, uma série de alterações que afetaram as relações de sentido que envolvem cidade e cultura. Para além dos sentidos de junção territorial e ampliação da rede de transportes intramunicipais, os sentidos culturais podem ser remetidos ao processo de constituição das metrópoles. Quando relacionados às metrópoles, os movimentos culturais são significados em meio à pluralidade e à diversidade social, bem como a distintos espaços em que eles se estabelecem dentro da fragmentação da malha urbana.

No livro Metrópole e Cultura, Maria Arminda do N. Arruda, ao abordar as transformações da “Grande São Paulo”, em meados dos anos 1950, mostra que a cultura passou a ser vista, em uma conjuntura metropolitana, em sua dimensão de pluralismo, complexidade, fragmentação, conflitos, rompendo com as concepções que mantinham sentidos passadistas. De um lado, as novas diretrizes culturais sustentaram-se, não no nacionalismo do primeiro modernismo, mas nas concepções advindas com as modificações do modernismo no pós-guerra, ou seja, em um universalismo cosmopolita, construído com base no racionalismo, no objetivismo, no progresso, na ciência e na tecnologia, na valorização do presente e do futuro e não do passado e da história; de outro lado, as mesmas transformações se efetivaram por meio de uma pluralidade cultural, uma diversidade social, em um terreno instável e de mobilidade. Assim, de um lado, temos um formalismo universal, e de outro, uma diversidade de expressões culturais que compreende uma pluralidade de linguagens.

Ainda conforme Arruda, na Grande São Paulo que então se configurava, apresentava-se um mosaico de agregações étnicas, raciais e culturais. Com o fluxo (i)migratório incorporaram-se à população da metrópole imigrantes de procedências diversas, dentre os quais italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, sírios, libaneses, poloneses, judeus, armênios, alemães; e do espaço nacional, migrantes da Bahia, de Minas Gerais, de Pernambuco, de Alagoas, do Ceará, de Sergipe. Agregando municípios circunvizinhos, a conurbação envolveu: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Caieiros, Diadema, Embú, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Franco da Rocha, Osasco, Mauá, Poá, Suzano, Barueri e Taboão da Serra. Além dos sentidos habitualmente conferidos à conurbação, enquanto ausência de fronteiras físicas entre municípios ou mudanças nos transportes intermunicipais, vemos o sentido cultural surgir diante da pluralidade social que aí se instala, na ligação entre os diferentes espaços metropolitanos. Dentro desse contexto de urbanização, no jogo entre a unidade e a diversidades, ocorre uma institucionalização da cultura metropolitana, com a criação, dentre outros, do Museu de Arte Moderna, do Teatro Brasileiro de Comédia, da companhia Vera Cruz de cinema, do Parque Ibirapuera. Acrescente-se a isso os lugares de cultura e sociabilidade como bares e pontos de encontro, assim como o diálogo entre intelectuais ligados, por exemplo, à Universidade de São Paulo, e vanguardas como a do movimento concretista.

Nas últimas décadas, surgem manifestações culturais que fogem aos circuitos centrais da cidade, como os que se tem considerado como “cultura da periferia” e, com as novas tecnologias, os “circuitos culturais em rede”. Sob a nomeação de “periferia”, ou de “comunidade”, artistas e manifestações se reúnem em torno de traços comuns de pertencimento a espaços segregados, marginalizados, que no entanto apresentam grande vivacidade cultural, com os movimentos culturais e identitários, as artes visuais incluindo o grafite, a literatura marginal, o movimento Hip Hop, a arte de rua, etc.

Uma série de eventos realizada em São Paulo aponta para as novas modalidades de cultura na ligação com espacialidades urbanas. Com o título de “Mostra e Seminário Estética das Periferias – Arte e Cultura nas bordas da Metrópole”, foram realizados em 2011 e 2012 seminários e mostras em espaços centrais e periféricos (Santo Amaro, Heliópolis), abordando temas relacionados à cultura da periferia, como os que viemos de mencionar. Nessa espacialização da cultura, ressurgem, sob outras formas, os manifestos vanguardistas. Desta vez, eles trazem reformulações dos enunciados modernistas, tropicalistas, etc., como em algumas sequências do manifesto “A Periferia tão longe e tão perto”, que inspirou o evento, de autoria de Antonio Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa: “Artistas do Centro e da Periferia: Uni-vos!”;“’A periferia nos une pela cor, pela dor e pelo amor’, conclama o poeta Sergio Vaz no seu Manifesto da Antropofagia Periférica”; ”Em São Paulo, a força da grana destrói muito mais do que ergue coisas belas, mano Caetano”. Ressalte-se também nesse movimento em direção a espaços descentralizados, a criação de centros culturais, como o Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, que relaciona cultura e atividades educacionais, instituindo o que se tem chamado de “bairro educador” e envolvendo as comunidades e o poder público, bem como a arte popular e a erudita.

 

Referências Bibliográficas

 

 

ARRUDA, M. A. do N. Metrópole e Cultura: São Paulo no meio do século XX. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001.

MOSTRA e Seminário Estética das Periferias – Arte e Cultura nas bordas da Metrópole. http://www.esteticasdaperiferia.org.br/ programacao/seminario-3. Acesso em 11/04/2013.

 

 








Palavras-chave:

conurbação
bairro educador
cultura
cultura da periferia
imigração
literatura marginal
metrópole
migração
modernismo
vanguarda
concretismo
grafite
arte de rua
hip hop
movimentos culturais



Noções

cidade
espaço urbano
Urbanismo
Sociedade
cultura








Verbetes:

adaptação às mudanças climáticas
albergue
amolador
analfabetismo-alfabetização
andarilho
aprender-ensinar
aquecimento global
arruaça
arruaceiro
artista
artista de rua
assentamento
aterro sanitário
auxílio moradia
bairro
bairro-educador
bairro-escola
benevolo, leonardo (1923-)
bicicletário
bicicletário (foto)
bifobia
bilhete único
bonde (foto)
buzinaço
calçada
calçadão
camelô
cão e urbanidade
cartilha
casa
casa e corrida (foto)
catador
censo
centro
centro de estudos da metrópole
centro, revitalização (foto)
ciber
ciberbullying
cibercondria
cibercultura
ciclista, ciclofaixa (foto)
cidad-e
cidadania
cidadão
cidade
cidade dormitório
cidade escola
cidade global
cidade-alfa
cisgênero
coletivo
comércio ilegal
comunidade
comunidade
condomínio
condomínio de luxo
condomínio fechado
condomínio horizontal
congestionamento (foto)
container de lixo (foto)
contrabando
conurbação
corpografia
corrupção
cortiço
crime
crônica urbana
cultura e espaço
denúncia
denuncismo
desastre natural
disciplina
domicílio
droga
elevado
enchente
escola
escola de samba
espoliação urbana
estelionato
eutopia
exclusão espacial
favela
favela
favelização
feminismo
flanelinha
fobia
forma escolar
fragmentação econômica
fragmentação espacial
fragmentação social
furto
gari
globalization and world cities research network (gawc)
guardador de carros
habitante
hídrico
história da cidade (livro)
homicídio
ignorância
inclusão espacial
instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge)
integração (transporte)
internetês
invasão
ipcc (painel intergovernamental sobre mudanças do clima)
janelas
laboratório de estudos urbanos
lagoa
lagoa (foto)
lambe-lambe
largo
lembranças escolares
lesbofobia
lixão
lixeiras (foto)
lixeiro
lixo
lote
loteamento
machismo
malabar
mancha urbana
manifestação
marginal
marginalidade
megalópole
memória metálica
mendigo
metrópole
metrópole (foto)
metrópole e cultura
metrópole e tráfego (vídeo)
metropolização
ministério da saúde
ministério das cidades
ministério do trabalho e emprego
mitigação das mudanças climáticas
mobilidade
mocambo
monumento
moradia
morador
movimento pendular
mudança climática
mulher
município
município
muro
nômade
observatório das metrópoles
ocupação
organização mundial da saúde (oms)
organizador local
panelaço
panfleteiro
patrick geddes
pedestre
pedinte
periferia
pesquisa nacional por amostra de domicílios (pnad)
pet
pipoqueiro
pirataria
polícia
polissemia
população em situação de rua
população residente
praça
praça adotada
praça de alimentação
praça histórica (foto)
praça identitária
praça seca
praça seca (foto)
prisma faces entrelaçadas
puxadinho
região metropolitana
rodovia e região metropolitana (foto)
romeiro
roubo
rua
ruão
ruído urbano
saber urbano e linguagem
saltimbanco
santidade
saúde (na constituição)
segurança pública
sem-carro
sinaleiro
solo urbano
sorveteiro
subúrbio
telecentro
trabalho informal
tráfego (foto)
tráfico
transeunte
transfobia
transporte
transporte aquaviário
transporte ferroviário
transporte rodoviário
transporte urbano
trecheiro
utopia
vadia
vagabundo
varredor
vazio urbano
viaduto