O Projeto Coffee Change é uma iniciativa interdisciplinar da Unicamp que reúne pesquisadores das áreas de climatologia, agronomia, comunicação, linguística e economia. O objetivo do projeto é investigar como as mudanças climáticas afetam a cultura do café, uma das principais commodities agrícolas do Brasil e do mundo.
Com uma abordagem integrada, o projeto explora não apenas o comportamento da planta do café diante das alterações climáticas, mas também analisa o impacto econômico dessas mudanças e como os cafeicultores brasileiros percebem e reagem a esses riscos. O estudo busca entender como essa percepção influencia as técnicas de cultivo, as condições de produção e as estratégias de comercialização do café.
Ao integrar conhecimentos de diversas áreas, o Coffee Change busca oferecer uma compreensão mais ampla e detalhada dos desafios que as mudanças climáticas representam para a cafeicultura, afim de contribuir com o desenvolvimento e a disseminação de práticas agrícolas mais resilientes e sustentáveis entre os cafeicultores.