Revista Rua

Revista multidisciplinar sobre cidade lançada em 1995. Publicou 13 números com periodicidade anual e, a partir de 2008, com sua migração para formato eletrônico, passa a ser uma publicação semestral. Seu objetivo principal é o de abrir espaço para abordagens de diferentes áreas do conhecimento que tomem o espaço urbano como objeto de estudo. É dividida em seções: Estudos, com artigos acadêmicos; Artes, com manifestações artísticas de diversas naturezas; Notícias e Resenhas, com as notícias das atividades desenvolvidas e resenha de obras interessantes para as diversas áreas do conhecimento. 

Acessar Revista Rua Online

Normas para publicação na Revista RUA

Como adquirir

Política Editorial

 

Edições:

Número 1 - Este primeiro número traz textos que procuram discutir, de um lado, relações entre as linguagens verbal e não-verbal, a história e a literatura e, de outro, a questão do sujeito moderno em abordagens histórica e psicanalítica, o fenômeno da música popular e a mídia na sua relação com a linguagem e o político. Esgotado
Clique aqui para acessar
Número 2 - Rua reúne no seu segundo número textos de sociólogos, arquitetos, biólogos, analistas de discurso, ao lado de um ensaio fotográfico que dialoga diretamente com o texto “Os Desafios da Ecologia Urbana”
Clique aqui para acessar
Número 3 - Este terceiro número da revista Rua reúne um conjunto de artigos que abordam desde a questão do trabalho e da escrita até a questão metodológica da entrevista na pesquisa urbana, passando pelo cinema de animação e pela literatura.
Clique aqui para acessar
Número 4 - Este quarto número de Rua se faz, de um lado, com textos de Eni Orlandi e Emmanuel Filhol, expondo reflexões sobre processos de significação como paráfrase, polissemia e heterogeneidade enunciativa e, de outro, com textos de Mónica Zoppi Fontana, Clarinda Lucas e André Corten.
Clique aqui para acessar
Número 5 - Este número de Rua traz seis textos cujo interesse são aspectos fundamentais da questão social urbana. De um lado, a identificação do sujeito urbano, de outro, o funcionamento da mídia, e por fim a arte enquanto discurso.
Clique aqui para acessar
Edição Especial - Este número especial da revista Rua reúne os textos apresentados em torno do tema “Urbanizar a Cidade?”, na 1ª. Jornada Científica sobre Saber Urbano e Linguagem, do projeto “O Sentido Público no Espaço Urbano”, financiado pela FAPESP.
Clique aqui para acessar
Número 6 - A Revista Rua traz neste número, no seu sexto ano de existência, um conjunto de artigos que reflete sobre questões próprias da vida social urbana de hoje, nos seus variados aspectos.
Clique aqui para acessar

Número 7 - Os artigos deste número 7 da revista Rua colocam em debate posições sobre cidade, mídia, ciência, religião, linguagem, a partir de diferentes domínios disciplinares. Com este número da revista fazemos uma homenagem à Profa. Brigitte Schlieben-Lange, de quem publicamos aqui um artigo que atesta, tal como toda sua obra, a alta qualidade e relevância de seu trabalho intelectual.
Clique aqui para acessar
Número 8 - Rua traz neste número um conjunto de textos em um espaço multidisciplinar desenhado por geógrafos, antropólogos, lingüistas, analistas de discurso e poetas. Neste espaço são discutidos aspectos reconhecidos como próprios da vida urbana, e outros que, embora não necessariamente remetidos de modo direto às questões da cidade, são também próprios de um mundo contemporâneo característicamente urbano.
Clique aqui para acessar
Número 9 - Neste Número Rua traz um conjunto de textos que refletem, de um lado, sobre a cidade, a partir da linguagem, da cultura, da análise do espaço, e, de outro, sobre a questão da mídia e sua relação com as práticas sociais e de linguagem.
Clique aqui para acessar
Número 10 - O número 10 de Rua reúne cinco trabalhos que nos colocam em contato com interessantes reflexões sobre os sentidos do corpo e do espaço na cidade (Arquitetura e Educação do Corpo: Notas Indiciais de Carmen Lúcia Soares e Andrés Zarankin, (In)Visibilidades Urbanas: a Reinvenção do Largo da Carioca ao Longo de Quatro Séculos de Maria da Graça Cassano, Corpo: Empírico e Imaginário de Eliana Lucia Ferreira). A estas reflexões somam-se outras duas, a da ética, tão importante na vida contemporânea (Ética, Pesquisa e Análise do Discurso de Bethania Mariani, que abre este número), e dos modos de participação da adolescência na sociedade hoje (Escutando a Adolescência nas Grandes Cidades Através do Grafite de Rodrigo Lages e Silva, que completa esta seção da revista).
Clique aqui para acessar
Número 11 - O presente número de Rua apresenta em sua seção Estudos cinco artigos que tratam de questões fundamentais para aqueles que se dedicam a refletir sobre a relação entre o sujeito e seus espaços. Toca-se aí em espaços como o espaço brasileiro de uma maneira mais geral, o espaço da mídia e, mais especificamente, o da divulgação científica, e espaços institucionais como o da escola. Em sua seção Resenhas e Notícias, Carolina Fedatto apresenta o livro Cidade dos sentidos de Eni P. Orlandi, lançado em 2004.
Clique aqui para acessar
Número 12 - Neste número, a revista Rua traz na seção Estudos cinco artigos. No seu conjunto, estes textos se dedicam a refletir sobre as artes e sobre um de seus correlatos na nossa sociedade urbana, a mídia. Os artigos que tratam da questão da arte trazem para reflexão um cotejo interessante entre novos modos da arte hoje – em que o espaço da cidade está concernido – e a literatura que pensa esteticamente a cidade e um modo de estar nela ou passar por ela, e assim busca o sentido da existência humana. O texto que trata da questão da mídia faz uma análise sobre o modo como ela vem incluindo, como personagens seus, tipos e pessoas que fazem parte da parcela dos excluídos econômica e culturalmente, e busca relacionar essa presença crescente ao novo papel social da televisão no atual panorama econômico do país. Num interessante diálogo com o conjunto de textos da seção Estudos, aparece em Artes um texto de Daniel Lima, “Daniel na cova dos leões”. Esta convivência entre a palavra crítica do artista e uma crítica que lhe olha de fora, traz para este número um efeito muito particular para seus leitores. A seção Resenhas e Notícias traz uma resenha sobre um livro muito interessante organizado por Luis Felipe Falcão e Pedro de Souza. Também, nesta seção, encontra-se um relato das atividades desenvolvidas pelo Nudecri através do Laboratório de Estudos Urbanos e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo.
Clique aqui para acessar
Número  13 - Nessa décima terceira edição de Rua – que se abre como um periódico multidisciplinar que toma a cidade como objeto – reúnem-se quatro artigos que buscam, em materialidades diversas e por diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas, tratar o modo como são significados e se significam os sujeitos urbanos em suas mais diversas formas de inscrição no espaço urbano.
Clique aqui para acessar