Produzindo o sentido de um nome de cidade


resumo resumo



Em vários estudos tenho me dedico a analisar o funcionamento dos nomes próprios e entre eles os nomes que nomeiam cidades e espaços da cidade. Em Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002) procurei, a partir de um ponto de vista enunciativo, analisar como estes nomes significam: tantos nomes de cidade quanto de suas ruas, avenidas e praças. Em Guimarães (2011) fiz uma análise particular sobre o nome da cidade de São Vicente, em São Paulo, para mostrar como o seu sentido é afetado por um acontecimento muito particular, que de certo modo refaz, no texto considerado, o sentido do nome da cidade e de sua história. Para o presente estudo lancei mão da análise de uma relação muito específica, a que podemos chamar de aposto. A relação aposto e nome próprio eu a considerei, também, em Guimarães (2012).

Neste trabalho vou considerar um acontecimento enunciativo em que a relação apositiva aparece em:

 

  1. Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa.

 

Vou procurar observar, mais de perto, como a relação apositiva, que se estabelece em muitos enunciados, funciona pelo recorte de um passado que se apresenta como uma história de enunciações a respeito da cidade que se considerar. Esta história se apresenta como sentido nas enunciações de seu nome próprio.

No funcionamento específico do aposto (cidade maravilhosa), que acaba por significar enquanto um outro nome para a cidade, pode-se observar a significação de uma sobreposição de dizeres e tempos do sentido.

Essa expressão aparece em enunciados por anos seguidos, e ainda hoje. Tal como está, eu a encontrei, no dia 27 de julho de 2014, na entrada do Face Book da cidade do Rio de Janeiro.

No caso de (1), temos a expressão numa forma nominal como um enunciado cujo funcionamento pode ser tomado, não por seu sentido descritivo, mas por seu sentido argumentativo. Esta expressão pode estar em outro enunciado como:

 

  1. O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa[1].

 

 

Este enunciado pode se repetir em tantas ocasiões. Como exemplo, tomei o enunciado em http://www.ospaparazzi.com.br/turismo/rio-de-janeiro-6139.html, em 14 de agosto de 2014.



[1] Este enunciado pode se repetir em tantas ocasiões. Como exemplo, tomei o enunciado em http://www.ospaparazzi.com.br/turismo/rio-de-janeiro-6139.html, em 14 de agosto de 2014.