Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima


resumo resumo

Pedro de Souza
Felipe Jose Martins Pereira



As figuras 01 e 03 apresentam a medição das durações aplicadas à emissão do vocábulo /parir/, tomado a partir do seguinte verso: “e vou parir sobre a cidade uma bomba, uma cor.”. O espectro dessas durações, na figura 01, corresponde à variável b e, na figura 03, à variável c. As figuras 02 e as figuras 04 mostram como, em termos de duração, foi emitido o mesmo vocábulo /parir/, isolado na frase melódica: “e vou parir sobre a cidade quando a noite contrair. ” Neste caso, a duração corresponde, na figura 02, à variável b1 e, na figura 04 à variável c1. Os segmentos b2 e b3 representam as emissões do vocábulo /parir/ pela backing vocal, tomadas respectivamente a partir dos primeiro e segundo versos.

Entre a gravação de 1991 e a de 2003, no exato ponto da emissão vocal que destacamos, há uma mínima e uma significativa diferença. Mínima pelo fato de, sem nenhum aparato de acuidade acústica, percebermos no encontro entre a voz principal e a