Notícias

Nesta seção da revista Rua, trazemos as principais notícias do primeiro semestre de 2016 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em junho, Marcos Babai participou da jornada de estudos do grupo de trabalho Representação do Dizer e do Discurso (Répresentation du Dire et du Discours), coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Authier-Revuz, na Universidade de Paris 3 - Censier. O pesquisador apresentou o percurso de sua pesquisa de pós-doutorado, em que investiga a ortografia em sua relação com o inconsciente.

Em maio, foi lançado o livro Sociedades Contemporâneas - diversidade e transdisciplinaridade, pela editora Pontes e organizado por Vânia M. L. Guerra, Celina Ap. G. de Souza Nascimento e Claudete C. de Souza. A obra traz o texto “Sociedade e adversidade: gerenciamento da subjetividade e a administração do sentido” escrito por Marcos Barbai.

O Labeurb firmou acordo de cooperação científica com o Departamento de Cultura, Política e Sociedade da Universidade de Turim, sob a supervisão das professoras Eni Pucinelli Orlandi e Francoise Rigat. O acordo prevê a cooperação entre as instituições nos temas de Análise do Discurso, Língua Portuguesa e Comunicação em Museus. A cooperação será feita a partir da realização de pesquisas conjuntas; intercâmbio de professores e pesquisadores; participação e organização de eventos, além de a publicação dos resultados obtidos em trabalhos de cooperação.

Em fevereiro, aconteceu a edição do programa Pensando a Cidade - “ILINX - Jogos e Memórias”, organizado por Cristiane Dias, no Bagdá Café, em Campinas. Nesta edição, André Sarturi apresentou a performance realizada em espaços urbanos e não teatrais, que integra elementos de dança e teatro e trata - por meio de jogos - de memórias do artista a respeito do tema do equilíbrio e do desequilíbrio.

Iniciando as atividades do ano, o Labeurb disponibilizou, com o apoio do Portal de Periódicos da Unicamp (PPEC), todas as edições impressas da revista Rua para download. Desse modo, agora, todos os artigos, resenhas e produções artísticas já publicados na revista estão disponíveis gratuitamente nos sites do Labeurb, da Rua e do PPEC.