
Aldeias indígenas urbanas: fronteiras discursivas e percursos identitários
Urban Indigenous Villages: Discursive Borders and Identity PathsVânia Maria Lescano Guerra*
Laura Cristhina Revoredo Costa**


De uma perspectiva discursiva, este artigo tem como objetivo problematizar o percurso identitário dos indígenas, instaurado nos processos de significação dos discursos, a partir das letras das músicas do grupo de rap indígena Brô MC's. Trata-se de entender as mudanças propiciadas pela relação mutual entre os projetos globais e as histórias locais (MIGNOLO, 2003) que atravessam essas formações discursivas (GUERRA, 2015). Os indígenas estão num locus enunciativo latino-americano: a colonialidade impregna os fazeres sociais e culturais e eles ainda carregam consigo os limites de sua constituição como sujeito marginalizado.
Palavras Chave: Discurso. Povos Indígenas. Identidades. Fronteiras.
Abstract:
From a discursive perspective, this article aims to problematize the identitary path of the Indians established in the processes of signification of the discourses, from the lyrics of the songs of the Indian rap group Brô MC's. It is a question of understanding the changes brought about by the mutual relationship between global projects and local histories (MIGNOLO, 2003) that cross these discursive formations (GUERRA, 2015). The indigenous people are in a Latin American enunciative locus: coloniality pervades social and cultural practices and they still carry with them the limits of their constitution as a marginalized subject.
Keywords: Discourse. Indigenous People. Identities. Borders.
Para citar essa obra:
GUERRA, Vânia Maria Lescano; COSTA, Laura Cristhina Revoredo; Aldeias indígenas urbanas: fronteiras discursivas e percursos identitários. In: RUA [online]. no. 23. Volume 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2017. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/
DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v23i2.8651146
--------------------------------------------------------------------