Escriba


para texto, paisagem sonora e piano (2014)



Entrei, sentei numa mesa do Escribà e a La Rambla passava cheia de sons e transeuntes coloridos. Todos os outros dias, naquela  mesa, ressoavam pensamentos:

- Quem escreve, olha o que vê? Quem ouve o que outro escreve, vê? Quem ouve e escreve, escuta o que vê? Quem ouve o que outro escuta, vê o que escuta?

...

A obra propõe um entrelaçamento de descobertas

daquele que escreveu o que via com sons                                             

daquele que escreveu o que via e ouvia com palavras

daquele que não viu e ouviu e (re)escreve com sons e gestos

e daquele que vê, escuta e (re)cria.

 

 

JÔNATAS MANZOLLI (1961, Olímpia, SP), compositor que sincretiza, em muitas de suas obras apresentadas no Brasil e no exterior, composição algorítmica, instalações multimídias e processos musicais iterativos e interatividade. É professor titular do Departamento de Música da UNICAMP, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), PhD em Música pela “University of Nottingham”, Mestre em Matemática Aplicada pelo IMECC e Graduado em Composição e Regência pela UNICAMP. Aqueles que o conhecem de perto, sabem que gosta de brincar com palavras; jogar com os sons das palavras para produzir outros sentidos com elas - (re)escrever com sons.

 

STEFANO MANZOLLI  (1992, Haia, Holanda), poeta que enxergou na linguagem uma viela e um par de sapatos. Graduando em Letras pela UNICAMP, estudante internacional na Sorbonne Nouvelle durante o período 2013/14 e amante das narrativas escondidas nas cidades, tem dedicado seus estudos aos campos da Semiótica, Arquitetura e Interpretação Textual. Escriba e viajante tem feito do mundo seu livro de histórias.

 

VÂNIA PONTES é doutoranda do programa de pós-graduação em Música da UNICAMP e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) no qual realiza pesquisa financiada pela FAPESP, sob a orientação do Prof.  Dr. Jônatas Manzolli. Em 2012, atuou como docente colaboradora do curso de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da  UDESC, Santa Catarina, instituição na qual obteve o título de Mestra em Música (2010) e Bacharel em Piano (2007) sob orientação da Profª Drª Maria Bernardete Castelan Póvoas. A sua pesquisa foca, principalmente, as obras do século XX com ênfase em técnicas expandidas. Seu estudo propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem teorias do movimento humano e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática e ação pianística.

 

 

 

a) Cena 1 - Escreve com Sons

Toca nas Cordas

Computador Simula Violão no Processamento

Tape tem trechos do dia Nacional da Catalunha gravados do Escriba

 

b) Cena 2 - Escreve com Palavras

Piano Preparado e Peça Percussiva do Cage (Wonderful Window)

Improvisação

Tape MetroEscape de Barcelona

Ou seja, peça rítmica contracenando com sons do metro

 

c) Cena 3 - (Re)escreve com Sons e Gestos

Piano Joga (Piano Games)

Improvisação

Tape Metro Escape de Barcelona

Ou seja, peça rítmica contracenando com sons do metro

 

d) Cena 4 - (Re)cria com a Escuta

Piano Toca e Canta

Tape Processa voz em Camadas e Cria um Coro de Vânias Cantando

Peça introspectiva, termina apenas com a performer cantando e sentada

no chão em posição de Yoga.