Entrei, sentei numa mesa do Escribà e a La Rambla passava cheia de sons e transeuntes coloridos. Todos os outros dias, naquela mesa, ressoavam pensamentos:
- Quem escreve, olha o que vê? Quem ouve o que outro escreve, vê? Quem ouve e escreve, escuta o que vê? Quem ouve o que outro escuta, vê o que escuta?
...
A obra propõe um entrelaçamento de descobertas
daquele que escreveu o que via com sons
daquele que escreveu o que via e ouvia com palavras
daquele que não viu e ouviu e (re)escreve com sons e gestos
e daquele que vê, escuta e (re)cria.
JÔNATAS MANZOLLI (1961, Olímpia, SP), compositor que sincretiza, em muitas de suas obras apresentadas no Brasil e no exterior, composição algorítmica, instalações multimídias e processos musicais iterativos e interatividade. É professor titular do Departamento de Música da UNICAMP, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), PhD em Música pela “University of Nottingham”, Mestre em Matemática Aplicada pelo IMECC e Graduado em Composição e Regência pela UNICAMP. Aqueles que o conhecem de perto, sabem que gosta de brincar com palavras; jogar com os sons das palavras para produzir outros sentidos com elas - (re)escrever com sons.
STEFANO MANZOLLI (1992, Haia, Holanda), poeta que enxergou na linguagem uma viela e um par de sapatos. Graduando em Letras pela UNICAMP, estudante internacional na Sorbonne Nouvelle durante o período 2013/14 e amante das narrativas escondidas nas cidades, tem dedicado seus estudos aos campos da Semiótica, Arquitetura e Interpretação Textual. Escriba e viajante tem feito do mundo seu livro de histórias.
VÂNIA PONTES é doutoranda do programa de pós-graduação em Música da UNICAMP e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) no qual realiza pesquisa financiada pela FAPESP, sob a orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Em 2012, atuou como docente colaboradora do curso de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música da UDESC, Santa Catarina, instituição na qual obteve o título de Mestra em Música (2010) e Bacharel em Piano (2007) sob orientação da Profª Drª Maria Bernardete Castelan Póvoas. A sua pesquisa foca, principalmente, as obras do século XX com ênfase em técnicas expandidas. Seu estudo propõe a migração de conceitos interdisciplinares de áreas que envolvem teorias do movimento humano e técnicas de preparação cênica e corporal aplicados à prática e ação pianística.
a) Cena 1 - Escreve com Sons
Toca nas Cordas
Computador Simula Violão no Processamento
Tape tem trechos do dia Nacional da Catalunha gravados do Escriba
b) Cena 2 - Escreve com Palavras
Piano Preparado e Peça Percussiva do Cage (Wonderful Window)
Improvisação
Tape MetroEscape de Barcelona
Ou seja, peça rítmica contracenando com sons do metro
c) Cena 3 - (Re)escreve com Sons e Gestos
Piano Joga (Piano Games)
Improvisação
Tape Metro Escape de Barcelona
Ou seja, peça rítmica contracenando com sons do metro
d) Cena 4 - (Re)cria com a Escuta
Piano Toca e Canta
Tape Processa voz em Camadas e Cria um Coro de Vânias Cantando
Peça introspectiva, termina apenas com a performer cantando e sentada