Movimentos da contemporaneidade: a rua, as redes e seus desencontros
Cristiane Dias Marcos Aurélio Barbai Greciely Cristina da Costa
Orlandi (2005: p. 77), é pelo "efeito da falha da língua inscrevendo-se na história" que outros sentidos podem vir à tona. O sentido de quebrar na charge está aberto, isso porque o cartunista jogacom a polissemia do verbo quebrar, e ao fazer isso deixa brechas para outros sentidos do verbo, o que nos permite uma interrogação e algumas paráfrases. Que complemento reclama o verbo em primeira pessoa?
Quebrouma vidraça, logo existo!
Quebroa regulação da manifestação, logo existo!
Quebroo sistema, logo existo!
Quebroo sistema político vigente, logo existo!
Quebroum sistema coercitivo, logo existo!
Quebroo Estado, logo existo!
Essas paráfrases nos permitem observar o deslizamento de sentidos produzido pelareivindicação de um objeto direto. No sentido de quebrar da primeira paráfrase se ancora inicialmente o discurso da criminalização,esvaziando o sentido de manifestação e interditando o direitoa ela. Porém,esse sentidodesliza para romper com o discurso criminalizante, dandorelevo aquebrar enquanto ruptura (romper, dividir, partir, despedaçar, dobrar, desobedecer, etc.).
Osblack blocsquebram a necessidade histórica de nomear, de identificar, de se institucionalizar, de ceder ao Estado. Nessa direção, quebrar,enquanto ruptura, pode significar a resistência em relação ao próprio discurso da criminalização e a reiteração do sentido de romper com o próprio funcionamento da formação social capitalista. Para existir, a premissa é a de que osblack blocsprecisam quebrar. Efeito de sentidoque faz furo no sentido demanifestação, dosmovimentos sociais, ideologicamente constituídos, marcando um ritual com falhas.
Por fim, apartir desses três movimentos de análise que se sustentam por um laço de conectividade, mobilidade e manifestação, o que se pode dizer da sociedade e suas formas de organização (hierárquica, coercitiva, determinada por relações de força e de poder)?
Podemos dizer que os laços sociais que praticamos hoje têm sofrido uma profunda transformação. As nossas condições de sociabilidade emanifestaçãopolíticasão outras. Isso se dáem/por uma metaforizaçãoentre a cidade e a rede, que amplia