Com isto não estou afirmando que todos os acampados se mantêm fiéis aos saberes do MST. Há aqueles que mantêm fortemente esta identificação, mas, como nos disse Pêcheux (1978/1988, p. 301), "não há ritual sem falhas, enfraquecimento e brechas". Por conseguinte, há acampados que se contra-identificam (Pêcheux, 1975/1988, p.215) com os referidos saberes, a eles resistindo e, desta forma, se rebelando contra o Sujeito. Essa rebeldia nasce, talvez, do fato de que, ao receberem seu lote de terra, ultrapassam imaginariamente uma outra fronteira invisível (Pêcheux, 1982/1990, p.14-15) que os coloca imaginariamente do outro lado e, de sem-terra, se transformam em proprietários rurais... Mas esta também já é outra história.
Citação livremente adaptada de Fernando Birri, via Eduardo Galeano.
[1] Com isto não estou afirmando que todos os acampados se mantêm fiéis aos saberes do MST. Há aqueles que mantêm fortemente esta identificação, mas, como nos disse Pêcheux (1978/1988, p. 301), "não há ritual sem falhas, enfraquecimento e brechas". Por conseguinte, há acampados que se contra-identificam (Pêcheux, 1975/1988, p.215) com os referidos saberes, a eles resistindo e, desta forma, se rebelando contra o Sujeito. Essa rebeldia nasce, talvez, do fato de que, ao receberem seu lote de terra, ultrapassam imaginariamente uma outra fronteira invisível (Pêcheux, 1982/1990, p.14-15) que os coloca imaginariamente do outro lado e, de sem-terra, se transformam em proprietários rurais... Mas esta também já é outra história.
[2] Citação livremente adaptada de Fernando Birri, via Eduardo Galeano.