To be or not to be (made) a clown (out of)? The performativity of denouncing utterances

Romulo Santana Osthues*
Mónica G. Zoppi Fontana**

ver pdf       ver pdf

Resumo:

A partir de fotografias de manifestações de rua no Brasil (2011-2015) e segundo os pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2005, 2017, 2018), neste artigo, descrevemos o funcionamento da performatividade de enunciados nos quais a designação de palhaço ocorre. Analisamos de que maneira (não) ser palhaço produz a interpretação ergativa (não) ser feito de palhaço ao descrevermos como as cenas enunciativas se configuram no acontecimento de tais enunciados e sua relação com a performatividade. Desse modo, foi possível compreender como um dizer negado pode funcionar como um aviso ou uma denúncia conforme o modo como o Locutor se divide e projeta, a partir de um lugar social de dizer, o lugar daquele a quem destina esse dizer.
Palavras Chave: Cena enunciativa; Palhaço; Performatividade; Protestos; Semântica do Acontecimento.

Abstract:

Based on photographs of street demonstrations in Brazil (2011-2015) and according to the theoretical assumptions of the Semantics of the Event (GUIMARÃES, 2005, 2017, 2018), in this article, we describe the performativity of utterances in which the designation of clown occurs. We analyze how (not) being a clown produces the ergative interpretation (not) being made a clown out of when we describe the way the enunciative scenes are configured in the event of such utterances and their relationship with performativity. Thus, it was possible to understand how a negative utterance can function as a warning or a denunciation according to the way the Locutor divides him/herself and projects, from a social place of enunciation, the place of the one to whom that utterance is aimed.
Keywords: Enunciative scene; Clown; Performactivity; Protests; Semantics of the Event.

Para citar essa obra:
OSTHUES, Romulo Santana; FONTANA, Mónica G. Zoppi; Ser ou não ser (feito de) palhaço? A performatividade de enunciados que denunciam. In: RUA [online]. Volume 27, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: https://10.20396/rua.v27i2.8667320

--------------------------------------------------------------------

*Doutorando em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Bolsista CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7479-9941. E-mail: romulo.osthues@gmail.com.
**Doutora em Linguística e professora Livre-Docente do Departamento de Linguística do IEL/Unicamp. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e docente do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), ambos vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) na Unicamp. E-mail: monzoppi@iel.unicamp.br.