Modos de ser, formas de habitar: práticas discursivas da publicidade imobiliária no Recife

Ways of being, ways of living: discursive practices of real estate advertising in Recife


Marcela Barbosa Lins*
Cristina Teixeira Vieira de Melo**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Nesse artigo, partimos do pressuposto de que morar é uma prática cultural que revela formas de vida, sendo o anúncio de imóveis a materialidade discursiva que, por excelência, comunica e agencia modos de ser. A partir da análise de um extenso corpus, composto por aproximadamente 4.000 anúncios coletados entre 1970 e 2006 no Diario de Pernambuco, argumentamos como, ao longo da história recente do Recife, o anúncio imobiliário cristalizou uma determinada ética do morar pautada da negação da heterogeneidade da cidade e na defesa da propriedade privada, na esteira da consolidação de uma governamentalidade neoliberal no país.
Palavras Chave: Publicidade imobiliária; Discurso; Cidade; Consumo.



Abstract:

In this article, we assume that living is a cultural practice that reveals life forms, and the real estate advertig is a discursive materiality that, par excellence, communicates and manages ways of being. Based on the analysis of an extensive corpus, composed of approximately 4,000 advertisements collected between 1970 and 2006 in the Diario de Pernambuco, we argue how, throughout the recent history of Recife, real estate advertising crystallized a certain ethic of living based on the denial of heterogeneity of city and the defense of private property, in the wake of the consolidation of neoliberal governmentality in the country.
Keywords: Real estate advertising; Speech; City: Consumption.





Para citar essa obra:
LINS, Marcela Barbosa; MELO, Cristina Teixeira Vieira; Modos de ser, formas de habitar: práticas discursivas da publicidade imobiliária no Recife. In: RUA [online]. Volume 26, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://10.20396/rua.v26i2.8663430

--------------------------------------------------------------------

*Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1585-4845. E-mail: marcela.lins@gmail.com.
**Docente do PPGCOM/UFPE, Doutora em Linguística pelo IEL – Unicamp. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3527-5501. E-mail: cristinateixeiravm@gmail.com.