Modos de ser, formas de habitar: práticas discursivas da publicidade imobiliária no Recife
Ways of being, ways of living: discursive practices of real estate advertising in Recife
Marcela Barbosa Lins* Cristina Teixeira Vieira de Melo**
Resumo:
Nesse artigo, partimos do pressuposto de que morar é uma prática cultural que revela
formas de vida, sendo o anúncio de imóveis a materialidade discursiva que, por excelência,
comunica e agencia modos de ser. A partir da análise de um extenso corpus, composto por
aproximadamente 4.000 anúncios coletados entre 1970 e 2006 no Diario de Pernambuco,
argumentamos como, ao longo da história recente do Recife, o anúncio imobiliário cristalizou
uma determinada ética do morar pautada da negação da heterogeneidade da cidade e na defesa da
propriedade privada, na esteira da consolidação de uma governamentalidade neoliberal no país. Palavras Chave: Publicidade imobiliária; Discurso; Cidade; Consumo.
Abstract:
In this article, we assume that living is a cultural practice that reveals life forms, and
the real estate advertig is a discursive materiality that, par excellence, communicates and manages
ways of being. Based on the analysis of an extensive corpus, composed of approximately 4,000
advertisements collected between 1970 and 2006 in the Diario de Pernambuco, we argue how,
throughout the recent history of Recife, real estate advertising crystallized a certain ethic of living
based on the denial of heterogeneity of city and the defense of private property, in the wake of
the consolidation of neoliberal governmentality in the country. Keywords: Real estate advertising; Speech; City: Consumption.
Para citar essa obra: LINS, Marcela Barbosa; MELO, Cristina Teixeira Vieira; Modos de ser, formas de habitar: práticas discursivas da publicidade imobiliária no Recife. In: RUA [online]. Volume 26, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2020. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/