Da opacidade da palavra selfie no discurso digital

The opacity of the word selfie in digital discourse


Maraline Aparecida Soares *
Silvia Regina Nunes **





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O estudo que constitui este trabalho de pesquisa, fundamenta-se nos princípios teóricos e analíticos da Análise de Discurso, uma teoria linguística de caráter interpretativo que considera a relação língua, sujeito e história como indissociáveis. Deste modo, a reflexão desenvolvida concentra-se na produção de sentidos sobre a palavra selfie. Analisamos como o discurso digital sustenta a constituição desta palavra. Além disso, problematizamos como se configura uma memória da língua sobre a palavra selfie no espaço de enunciação brasileiro e nos posicionamos criticamente à definição formulada nos dicionários de língua inglesa e portuguesa, apostando nas diferentes historicidades constituídas entre o gesto de se auto fotografar e a relação com a palavra selfie.
Palavras Chave: Língua; Subjetividade; Estrangeirismo; Discurso; Tecnologia; Autorretrato



Abstract:

The study that constitutes this research work is based on the theoretical and analytical principles of Discourse Analysis, a linguistic theory of interpretive character that considers the relationship between language, subject and history as inseparable. Therefore, the reflection developed focuses on the production of meanings about the word selfie. We analyze how the digital discourse supports the constitution of this word. Moreover, we problematize how is configured a language memory about the word selfie in the Brasilian enunciation space and we take a stand on critically to the definition formulated in English and Portuguese dictionaries, betting on the different historicities constituted between the gesture of take picture of yourself and the relationship with the word selfie.
Keywords: Language; Subjectivity; Foreignisms; Discourse; Technology; Self-portrait.





Para citar essa obra:
SOARES, Maraline Aparecida; NUNES, Silvia Regina; Da opacidade da palavra selfie no discurso digital. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8660195

--------------------------------------------------------------------

*Doutoranda e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora contratada no departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora do grupo Discurso e Mídias Sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3915-9751 . E-mail: maralinesoares@hotmail.com.
**Doutora em Linguística pela Unicamp. Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Líder do grupo de pesquisa Discurso e Mídias Sociais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3104-6138. E-mail: silvianunes@unemat.br.