Revista Rua


Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena
Subjectivity and discourse: the representation of language (Indian and Portuguese) to Terena teacher

[Alessandra Manoel Porto e Vânia Maria Lescano Guerra ] 
Mestre em Letras na área de Estudos Linguísticos, do Programa de Mestrado em Letras da UFMS, Campus de Três Lagoas (MS). End: Av. Capitão Olintho Mancini 1662 – Jardim Primaveril - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Programa de Mestrado em Letras – Três Lagoas (MS) CEP 79603-011. Email: alemporto@yahoo.com.br; Docente na graduação e na pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (MS) End.: Av. Capitão Olintho Mancini 1662 – Jardim Primaveril - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Programa de Mestrado em Letras – Três Lagoas (MS) CEP 79603-011 Email: vguerra1@terra.com.br.

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Para citar essa obra:
PORTO, Alessandra Manoel; GUERRA, Vânia Maria Lescano . Subjetividade e discurso: a representação da língua (indígena e portuguesa) para professores Terena. RUA [online]. 2013, no. 19. Volume 1 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911  
 
Resumo:
Este trabalho propõe analisar as representações de língua e linguagem no discurso de professores Terena, da Região Aquidauana (MS), enquanto mecanismos de controle e de defesa de uma etnia parcialmente bilíngue frente à sociedade hegemônica. Os procedimentos teóricos e metodológicos recorrem ao método genealógico foucaultiano (1987, 1990, 1992, 1997), às noções de identidade e subjetividade abordadas por Bauman (2005) e Guerra (2010) e às questões de língua discutidas por Cavalcanti e César (2007) e Coracini (2003, 2007), numa visão transdisciplinar permeada pelas relações de poder.  
Palavras Chave: Língua; professor indígena, discurso, subjetividade.  
 
Abstract:
This study proposes to analyze the representations of language and language in discourse of the Terena teachers, Region Aquidauana (MS), while control mechanisms and defense of an ethnic partially bilingual front hegemonic society. The theoretical and methodological procedures use the Foucauldian genealogical method (1987, 1990, 1992, 1997), the notions of identity and subjectivity addressed by Bauman (2005) and Guerra (2010) and questions of language discussed by Cavalcanti and Cesar (2007) and Coracini (2003, 2007), in a transdisciplinary vision permeated by power relations.  
Keywords: Language, indian teacher, discourse, subjectivity