Verbetes:

cibercondria

Dantielli Assumpção Garcia


 

Cibercultura – Ciberespaço – Doença – Internet – Ciber

Cibercondria, formada pela junção de ciber e hipocondria, também chamada de hipocondria digital ou fenômeno Dr. Google, é tratada como uma patologia que surge com o advento da internet. No discurso médico, é caracterizada como uma doença psicopatológica ligada ao espaço cibernético, na qual os indivíduos, “obcecados com seu estado de saúde”1, consultam através da internet o que está afetando-os. A Cibercondria é vista também como a “tendência de o usuário acreditar que tem todas as doenças sobre as quais leu na internet”2. O termo cibercondria surgiu em 2000 e refere-se a “ansiedade induzida como resultante de buscas on-line relacionadas à saúde”3.

Com a presença cada vez mais marcante das tecnologias e com o uso dessas pelos indivíduos cada vez mais frequente, a internet torna-se mais um espaço para se buscar informações sobre doenças. Pelo discurso médico, esse uso das tecnologias acaba por gerar as doenças cibernéticas, as quais ainda se têm pouca explicação.

 

Referências Bibliográficas

1O que é cibercondria. Disponível em: <<http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-cibercondria-10748.html>>. Acesso em 12 jan. 2015.

2Doenças cibernéticas. Disponível em: <<http://www.areah.com.br/vide/vicio/matéria/62510/1/pagina_1/doenças-ciberneticas.aspx>>. Acesso em 12 jan. 2015.

3LEMOS, P. Cibercondri@: a saúde em segundo plano. In: Psique. Ano VIII, n. 102, p. 24-31, 2014.