O dicionário AULETE DIGITAL (2015) apresenta para andarilho a definição “Aquele que anda muito; ANDADOR” e também “Que anda muito, sem se cansar”. São definições mínimas que deixam em aberto algumas especificidades que notamos quando relacionamos essa palavra a outras que lhe são próximas.
De início, andarilho não é uma palavra técnica como pedestre (“que anda a pé”), que é utilizada em oposição a veículo e está presente em vários discursos de organização da cidade. palavra andarilho é utilizada sobretudo em situações que excedem aos percursos previstos no tráfego, aos caminhos habituais, aos itinerários traçados.
O andarilho também se distingue de peregrino e de romeiro, na medida em que estas duas palavras significam viagens longas e de finalidade religiosa. O andarilho pode andar sem rumo, por trajetos diversos, sem um objetivo fixado.
Além disso, quando um sujeito qualquer é denominado de andarilho, isso não evoca sentidos negativos ou pejorativos, como pode acontecer com vagabundo ou mendigo. Com andarilho, tende-se a significar apenas o admirável esforço de andar muito.
Nota-se que há semelhanças e distinções nessa série de palavras, o que leva a identificar diferentes práticas urbanas, sendo que algumas excedem aos limites da cidade ou ao controle dos sujeitos pelos discursos de organização.
Bibliografia
AULETE DIGITAL – O DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em: http://www.aulete.com.br. Acesso em 17 de março de 2015.