IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”

O Labeurb realiza entre os dias 06 e 08 de março de 2018 o IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”, no auditório do Labeurb. O evento aceita inscrições para ouvintes e também submissões de trabalhos.
O Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos, da Universidade Estadual de Campinas, desde o ano de 1999, tem por finalidade promover, na relação entre comunidade acadêmica e sociedade, um fórum de debate internacional em torno da problemática e dos desafios atuais da cidade. Nesta nona edição, desejamos produzir um evento científico voltado a pensar “as escrituras da cidade”. A cidade, estudada na perspectiva das Ciências da Linguagem, particularmente na Análise de Discurso, é uma produção material de um “saber fazer” com a letra, com o cálculo. Uma escritura é, portanto, o 
locus simbólico e político dos processos de significação. Ou seja, a cidade é da ordem de como um nome acontece, é formulado, se escreve e é escrito e de como circula ao se historicizar no mundo. Com o IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”, propomos uma reunião internacional, com conferências, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos e pôsteres voltados para a problemáticas e desafios atuais da escritura, para refletir um acontecimento de nosso tempo que é a cidade. A partir de três eixos temáticos, ou seja, o laço social, o capitalismo e o digital queremos pensar como a maquinaria de linguagem – com a letra e o traço, em discursos – fabrica a cidade e inscreve os sujeitos e os sentidos no mundo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site:  http://www.labeurb.unicamp.br/site/web/evento/detalhes?id=6