Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”

No dia 22 de junho de 2017, será realizado o Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”, no Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP. As inscrições podem ser feitas pelo site dos Fóruns Permanentes.
O Brasil é um país em que raramente ocorrem desastres naturais de grande amplitude relacionados à atmosfera como furacões e tornados de grande intensidade, contudo, é um país com um grande número de eventos intensos e extremos que impactam fortemente a sociedade e a economia. Esses eventos são ainda mais amplificados pela grande vulnerabilidade dos centros urbanos e pela falta de instrumentos de monitoramento e previsão imediata dos eventos severos. Campinas foi surpreendida por um evento meteorológico extremo no dia 05 de junho de 2016. Com este fórum fpoi proposto um aprofundamento da discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza. A vulnerabilidade atual é sem precedentes, com uma população crescente e uma urbanização cada vez mais acentuada produzindo zonas de risco. Os eventos extremos provocam impactos nunca antes observados, trazendo à ciência um grande desafio que só pode ser ultrapassado por articulações multi e interdisciplinares que aliem diferentes instituições e níveis de gestão.
O evento foi  organizado por Ana Maria H. de Ávila (CEPAGRI), Claudia C. Pfeiffer (LABEURB/NUDECRI), José Teixeira (FEAGRI), Luiz Vieira (FEC), Marta Azevedo (NEPO).


Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”,
Data: 22 de junho de 2017
Horário: 9h às 17h 
Local: Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP
Programação:
• Manhã
9 h – Abertura 
9h30 – Estado da arte da previsão em curto prazo – Luiz Augusto Machado (CPTEC/INPE) – Debatedora: Ana de Ávila (CEPAGRI/UNICAMP)
10h00 – Cidades Resilientes - Sidnei Furtado Fernandes (Diretor da Defesa Civil de Campinas e Coordenador Regional) – Debatedora: Andréa Koga (pesquisadora colaboradora do CEPAGRI e pesquisadora colaboradora da Plataforma ABC)
10h30 – Coffe Break
10h45 – Eventos extremos no ambiente hidrológico urbano de Campinas – desafios e soluções – Antonio Carlos Zuffo (FEC/UNICAMP) – Debatedor: José Teixeira Filho (FEAGRI/UNICAMP)
11h15 – Debate
12h30 – Almoço
• Tarde
14h00 – Mudanças na intensidade dos ventos e suas consequências no dimensionamento de estruturas civis – Acir Mércio Loredo-Souza (UFGRS) – Debatedor: Luiz Vieira (FEC/UNICAMP)
14h30 – Segurança Humana no contexto dos desastres – Norma Valêncio (UFSCar) – Debatedora: Marta Azevedo (NEPO/UNICAMP)
15h00 – Coffe Break
15h15 – A questão da linguagem nas relações entre as diferentes instituições e a sociedade – Solange Leda Gallo (UNISUL) – Debatedora: Claudia Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP)
15h45 - Debate
17h00 - Encerramento