Pesquisadores do Labeurb participaram do X Congresso Internacional da Abralin, em Niterói - RJ.

Os pesquisadores do Labeurb participaram do X Congresso Internacional da Abralin, realizado de 7 a 10 de março de 2017, no Campus do Gragoatá, na sede do Instituto de Letras da UFF, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, que teve como tema “Pesquisa linguística e compromisso político”.
Eni Orlandi participou da mesa-redonda "Análise de Discurso: uma disciplina de entremeio", na qual apresentou trabalho intitulado "O corpo imigrante". Na palestra, a pesquisadora tratou do processo de significação desencadeado pelo corpo e pela presença, num determinado "locus significativo", ou o que a autora chama "um espaço com sentidos e com sujeitos". Eni Orlandi abordou fortemente a questão da narratividade, corpo-memória, corpo-presença, noções que ela vem desenvolvendo em seus escritos.
Já Eduardo Guimarães, coordenador do Labeurb participou da mesa-redonda "A gramatização ou os fenômenos de transferência nos instrumentos linguísticos", e apresentou o trabalho intitulado 'Espaço de enunciação e línguas "descartáveis"', analisando a argumentação em dois textos do século XXI e dois textos do século XVI para falar das condições atuais da relação das línguas no domínio da produção científica.
Carolina Maria Rodriguez Zuccolillo apresentou, no Simpósio Temático "Linguagem, conhecimento e tecnologia: tensões e deslocamentos", o trabalho sob o título "Cultivo, Civilização, Cidade: as tecnologias linguísticas na constituição dos sentidos de cultura na memória ocidental da permanência", relacionando a noção de cultura como um sintoma de uma memória de permanência com o desenvolvimento da escrita como uma tecnologia linguística que permitiu o desenvolvimento urbano.
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer apresentou o trabalho "Escola e reforma do ensino médio no Brasil - lugar de leitura do professor de língua portuguesa", mostrando o funcionamento discursivo do discurso jurídico que propõe a reforma do ensino médio no Brasil, e Marcos Aurélio Barbai apresentou o trabalho "Na materialidade da escrita: o sujeito, a ortografia e os apagamentos", na articulação entre Análise de Discurso e Psicanálise, mostrando como no ato ortográfico o erro produz uma ranhura na materialidade da língua que é da ordem do esquecimento, ambos no Simpósio Temático "Língua e Patrimônio". Já Cristiane Dias coordenou o Simpósio "Mitos de origens na história das ideias linguísticas ou do corte epistemológico", onde também apresentou o trabalho intitulado "Linguística e cibernética: há uma possibilidade de encontro?, no qual abordou os efeitos do movimento da cibernética no processo de constituição das ideias linguísticas, através do desenvolvimento do trabalho de linguistas como Roman Jakobson e Noam Chomsky.