Pesquisadores do Labeurb participam do X Congresso Internacional da ABRALIN

Os pesquisadores do Labeurb participarão do X Congresso Internacional da Abralin - “Pesquisa linguística e compromisso político”, que ocorrerá na Universidade  Federal Fluminense, em Niterói, RJ, entre os dias 07 e 10 de março de 2071.
Eni P. Orlandi participará da mesa-redonda Análise de Discurso: uma disciplina de entremeio, na qual apresentará o trabalho “Um corpo imigrante”, no dia 09/03. Esta mesa também contará com Jacqueline Authier-Revuz (Paris III) e a terá como debatora Bethania Mariani (UFF). Já a mesa A gramatização ou os fenômenos de transferência nos instrumentos linguísticos, ocorrerá no dia 08/03 e será composta por Jean-Marie Fournier(Paris III) e Eduardo Guimarães e sua debatedora será Amanda Scherer NUFSM). Nessa ocasião o pesquisador do Labeurb irá apresentar o trabalho intitulado “Espaço de enunciação e línguas "descartáveis"”.
Na quarta-feira (08/03), Marcos Barbai apresentará a comunicação “Na materialidade da escrita: o sujeito, a ortografia e os apagamentos”, no Simpósio Temático “Língua e Patrimônio”. No qual Claudia Castellanos Pfeiffer, irá expor seu trabalho de título “Escola e reforma do ensino médio no Brasil - lugar de leitura do professor de língua portuguesa” no dia seguinte (09/03).
Carolina Rodríguez-Alcalá participará do Simpósio “Temático Linguagem, conhecimento e tecnologia: tensões e deslocamentos” com o trabalho “Cultivo, Civilização, Cidade: as tecnologias linguísticas na constituição dos sentidos de cultura na memória ocidental da permanência” na quinta-feira (09/03)
No dia 10/03, Cristiane Dias coordena o Simpósio Temático "Mitos de origens na história das ideias linguísticas ou do corte epistemológico", junto com a profa. Amanda Scherer (UFSM). Neste simpósio, a pesquisadora do Labeurb irá apresentar a comunicação: "Linguística e cibernética: há uma possibilidade de encontro?"
O X Congresso Internacional da Abralin celebra os 48 anos de fundação da entidade, que tem concorrido, ao longo de quase meio século, para a promoção, a divulgação e a inovação da pesquisa linguística brasileira, em sua feição teórica e prática, em parceria internacional. O tema do X Congresso Internacional da Abralin contempla e destaca o papel social e histórico da atividade científica praticada na área da Linguística, no viés da pesquisa e do ensino-aprendizagem de línguas, entre outros setores, envolvendo questões tais como o retorno social dos produtos intelectuais da área, as práticas inovadoras, a formação discente para a cidadania, o preconceito linguístico, a reflexão sobre ética na pesquisa e na manipulação de dados, entre outros constantes da pauta do século XXI.