Pesquisadoras do Labeurb participam do VII SEAD

Claudia Pfeiffer, Carolina Rodríguez-Alcalá e Cristiane Dias participarão do VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso que será realizado em Recife, na UFPE, entre os dias 13 e 16 de outubro. 

Como parte das atividades do VII SEAD, Carolina Rodríguez-Alcalá e Silmara dela Silva (UFF) coordenaram o Simpósio III “Discurso, história, arquivo”, no dia 14/10. Neste simpósio se busca reunir reflexões que contemplem a relação entre discurso, história, arquivo, em seu funcionamento teórico e/ou analítico.

No dia 15/10, Cristiane Dias coordenará, juntamente com Solange Gallo (Unisul) o Simpósio VI “Discurso, virtualidade e tecnologias”, em que serão discutidas questões relativas às textualidades digitais, levando em conta sua discursividade, sua materialidade e seus efeitos nas práticas sociais e políticas contemporâneas.

No dia seguinte, será a vez de Claudia Pfeiffer e Marilei Resmini Grantham(FURG) coordenarem o Simpósio VIII “Metáfora, paráfrase, polissemia”, onde serão apresentados trabalhos que colocam em pauta a (re) produção dos sentidos, tomando como ponto de partida as reflexões de Pêcheux sobre o non-sens das representações, que não se mostram para ninguém, mas possibilitam a configuração de um lugar do sujeito que toma posição em relação a essas representações, aceitando-as, colocando-as em dúvida ou rejeitando-as.

Para mais informações sobre o VII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso acesse http://www.discursosead.com.br