Centro de Documentação Urbana (CEDU) do Labeurb disponibiliza acervo de dicionários raros.

Com o objetivo de manter e disponibilizar o material para consultas ao público, o Centro de Documentação Urbana (CEDU) do LABEURB disponibilizará a partir de novembro de 2012 um acervo de dicionários de língua portuguesa, com obras do século XX e algumas dos séculos XIX e XVIII. O acervo reúne dicionários gerais e dicionários parciais (etimologia, sinônimos e antônimos, verbos, locuções, gírias, rimas e outros). Há também dicionários regionais, escolares e populares. No total são 133 dicionários impressos.

O acervo foi doado pelo pesquisador do Labeurb José Horta Nunes, que começou a reunir as publicações em 1993, quando elaborava sua tese de doutorado sobre análise e história de dicionários de língua portuguesa no Brasil. O trabalho se inseria nos estudos de História das Ideias Linguísticas no Brasil, em um projeto coordenado por Eni Puccinelli Orlandi e Eduardo Guimarães. Um dos objetivos desse projeto, que hoje se tornou um programa de pesquisa envolvendo diversas universidades, é compreender a relação de instrumentos linguísticos como gramáticas e dicionários com a história e a sociedade. O século XX tem uma grande importância para a história dos dicionários brasileiros, visto que é nesse período que a lexicografia brasileira ganha autonomia em relação à portuguesa, com uma expressiva produção local.

O acervo contempla edições dos primeiros dicionários gerais brasileiros a partir de finais dos anos 1930, com os dicionários de Laudelino Freire (1939-44) e Hildebrando Lima e Gustavo Barroso (1938), passando por Antenor Nascentes (1961), Prado e Silva (1962), Aurélio Buarque de Holanda (1975) e outros. Há também edições dos primeiros dicionários populares e escolares brasileiros, como os de Silveira Bueno, que recebeu várias edições promovidas pelo Ministério da Educação a partir dos anos 50. Um conjunto de dicionários regionais é outra série contemplada, que marca a produção da época. Em relação ao século XIX, o acervo conta com algumas edições do dicionário de Antônio de Morais e Silva (1789), uma edição do dicionário de Frei Domingos Vieira (1871-1974), edições de Caldas Aulete (a partir d primeira edição de 1881) e Cândido de Figueiredo (a partir da primeira edição de 1899) e outras. Do século XVIII há uma edição em CD-ROM do Vocabulário Portuguez e Latino, de Raphael Bluteau (1712-28) e outras obras em microfilme e CD-ROM. Além de abrigar algumas obras raras, o acervo se destaca por reunir em um mesmo espaço, a partir de um critério histórico, um conjunto significativo de dicionários que se encontram dispersos em várias bibliotecas

No CEDU – Labeurb, o acervo de dicionários traz condições para levar adiante os estudos do léxico urbano, que caracterizam uma das linhas de pesquisa do Laboratório. Com a disponibilização a um público mais amplo, o consulente se beneficiará de uma fonte específica para pesquisas sobre dicionários ou história das palavras.